quinta-feira, 21 de agosto de 2014



Ensino Publico

Ministra da Educação lamenta estado de degradação de escolas públicas

Bissau 21 Ago 14 (ANG) – A Ministra da Educação Nacional visitou hoje algumas escolas da capital, nomeadamente Salvador Allende, Gudo Fredo, Bandim Bilá, Amizade Guiné-Bissau/ Suécia, 05 de Julho e a Escola do Ensino Básico Unificado de Brá tendo lamentado o estado deplorável em que a maioria se encontra.
  
Numa declaração à imprensa depois da visita, Odete Costa Semedo disse que a iniciativa permitiu comprovar  o que já tinha visto nas fotografias através de um levantamento feito pelos técnicos do seu ministério sobre o estado físico de todas as escolas do Sector Autónomo de Bissau.

“ Depois de ter visto as fotografias e o orçamento para reabilitação destas escolas achei que era  meu dever ir a essas escolas  ver a situação real em que se encontram. As escolas estão num estado muito avançado de degradação, algumas delas sem condições de funcionamento alguns sem telhados e os alunos na época seca,  conforme a posição do sol vão mudando de posição dentro das salas de aulas, isso pedagogicamente não coaduna com a qualidade do ensino que se quer; Isto que vimos hoje não são escolas “, lamentou a ministra. 

De acordo com Odete Semedo os alunos ficam desatentos e desmotivados e o próprio professor não tem condição de conduzir a aula de uma forma mais dinâmica e proveitosa.

A ministra criticou que durante os últimos anos não se viu a escola com os olhos de ver, não se olhou para educação como o lugar onde as crianças são formadas, e que as escolas, em vez de serem um lugar de socialização de crianças e de educação para a cidadania tornaram-se  focos de doenças, com limas, casas de banhos inoperantes com água estagnada por todo lado.

“A  culpa näo é de quem está ao mais alto nível no ministério de educação. As responsabilidades são repartidas, pois o ministro não pode fazer tudo, há director nas escolas”, disse.

A Titulo de exemplo pelos desleixos constatados a ministra referiu-se ao caso da escola 5 de Julho em que se encontrou uma colmeia de abelhas numa das salas, situação que considerou “atentado a saúde das crianças”.


A ministra confirmou a existência de um orçamento para reabilitação das escolas  no valor de   dois mil milhões de Fcfa. A reabilitação das escolas deverá ser a prioridade dos investimentos a fazer na educação nos próximos tempos. ANG/ MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário