quinta-feira, 17 de março de 2016

America

Vitória de Trump é ameaça em nível global, segundo a EUI

Londres - A possibilidade de que o milionário Donald Trump se torne presidente dos Estados Unidos representa uma ameaça a nível global, equiparável às consequências económicas da ascensão do jihadismo, segundo um relatório da Economist Intelligence Unit (EUI).

No último estudo sobre as ameaças que afectam o mundo, o serviço de análises do prestigiado semanário britânico The Economist considera que o triunfo do republicano representa uma ameaça numa lista na qual o maior risco global é a queda súbita da economia chinesa.

Para justificar a sua análise, a EUI se baseia no afastamento de Trump em relação à China e a sua proposta de proibir a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos, que representaria "uma potente ferramenta de recrutamento para os grupos jihadistas".

Os analistas também tem
em uma guerra comercial se Trump chegar à presidência. "Foi excepcionalmente hostil ao livre comércio, incluindo o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (TLCAN), e classificou várias vezes a China de 'manipuladora de divisas'", indica o documento.

A EUI o considera uma ameaça tão importante quanto as consequências económicas da ascensão do grupo Estado Islâmico (EI), que pode colocar fim a cinco anos de crescimento dos mercados de divisas em Estados Unidos e Europa.

O informe também aponta outros riscos globais que considera menos graves, como a possibilidade de um conflito armado no mar da China Meridional ou a saída do Reino Unido da União Europeia.

ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário