quarta-feira, 9 de março de 2016

Fiscalizaçao Marítima


Governo adquire navio patrulheiro para controlo das águas nacionais

Bissau,09 Mar 16(ANG) - O Primeiro-ministro, Carlos Correia afirmou hoje que a aquisição de um navio patrulheiro para a fiscalização marítima demonstra a responsabilidade e o empenho do seu executivo no cumprimento do Programa de governação .

Carlos Correia falava na cerimónia de recepção de um navio patrulheiro denominado de "Ndjamba Mané",  falecido combatente da liberdade da pátria que deu o primeiro tiro para o inicio da luta armada de libertação nacional.

O chefe do executivo sublinhou que é preocupacao do governo melhorar a contribuição do sector das pescas no incremento do Produto Interno Bruto e o aumento da segurança alimentar das populações.

"Foi sempre uma preocupação do governo proceder o esforço da capacidade operativa dos nossos serviços de fiscalização e das actividades de pesca e entre outras acções de combate à pesca ilegal, nao declarada e nao regulamentada", disse.

Carlos Correis disse que o governo e Uniao Europeia acordaram a construcao de tres vedetas, tendo em conta a importância que os recursos haliêuticos representam para a economia nacional.

"O patrulheiro que hoje recebemos com 20 metros de cumprimento tem uma autonomia de até dois mil milhas náuticas e pode permanecer cerca de dez dias no mar. É uma das três vedetas rápidas cuja construção esta sob a alçada do Estaleiro Naval espanhol denominado de Astelieros de Bremeu", explicou.

O Primeiro-ministro frisou que no decorrer dos próximos meses o governo irá ainda receber as duas outras vedetas de 11 e 15 metros respectivamente.

Por sua vez, o Secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima, Ildefonso Barros 
afirmou que receberam a referida embarcação no quadro de um Plano do governo destinado a intensificação das actividades de fiscalização da Zona Económica Exclusiva do país.

Declarou que a aquisição do patrulheiro faz parte da componente do reforço da capacidade operativa dos serviços de fiscalização marítima.
O patruleiro "Ndjamba Mané" dispoe  de dois motores de 740 cavalos cada, Radar, aparelho GPS, Rádio VHF e HF, sistemas solar de alimentaçao dos aparelhos . 

ANG/ÂC/SG




  
   

Sem comentários:

Enviar um comentário