quinta-feira, 3 de março de 2016

Desenvolvimento rural


Organização Kafu considera de positivo IIº encontro das mulheres rurais 

Bissau, 03 Mar 15 (ANG) - O Secretário-geral da organização camponesa “Kafu” considerou de positivo o segundo encontro das mulheres das zonas rurais realizado recentemente na vila de Djalicunda, região de Oio, e que contou  com a participação de representantes  de Burquina Faso, Mali e Senegal.

No seu discurso de encerramento, Sambu Seck explicou que o mérito do encontro tem a ver com a importância dos temas nele abordados quer ao nível dos debates assim como dos objectivos projectados.

O encontro, segundo Seck, permitiu aos participantes debruçarem-se sobre a pertinência e importância da ecologia no espaço e em relação as suas estratégias de segurança e soberania alimentar.

Acrescentou  que o encontro possibilitou o debate das estratégias que visam reforçar a situação da liderança feminina no mundo rural e a forma de fortalecer a aprendizagem mútua entre organizações de apoio ao desenvolvimento.

O secretário-geral da organização sublinhou que muitas organizações que participaram no encontro de Djalicunda têm ”grandes experiências”, um percurso “excelente” e com estruturas que trabalham em contextos difíceis, acrescentando que os referidos valores só trazem mais-valia para o desenvolvimento de uma cultura organizacional e institucional.

“A referida reunião serviu  para encorajar os parceiros a procurarem aprofundar o diálogo, a concertação, o intercâmbio e tentar posicionar-se através dos programas de carácter sub-regional que possam influenciar as políticas regionais em relação ao desenvolvimento rural e da protecção do ambiente”, destacou Seck.

Por sua vez, a governadora da região de Oio considerou de significante a natureza da referida reunião e referiu que vai contribuir para a promoção do processo de desenvolvimento participativo na melhoria de condições de vida das populações locais e das vítimas da injustiça social.

O evento teve a duração de cinco dias e foi organizado e financiado pela fundação New Field, uma ONG dos Estados Unidos de América.

Burquina Faso é o país que no próximo ano vai acolher a terceira edição do encontro entre as mulheres rurais a nível da sub-região.

ANG/AALS/ÂC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário