segunda-feira, 14 de março de 2016

Desporto

Governo atribui residência e fixa salário a Augusto Midana 

Bissau,14 Mar 16(ANG) - O Governo da Guiné-Bissau promete construir um edifício moderno para o atleta de luta livre, Augusto Midana, na sua aldeia natal, nos arredores de Nhacra, região de Oio.

Segundo a Rádio Jovem (RJ), a promessa foi deixada pelo secretário de Estado dos Desportos, Conduto de Pina em declaracões à imprensa.

De acordo com fontes do Governo ouvidas pela RJ, Augusto Midana terá um salário de mais de um milhão de francos CFA, por mês.

O lutador Augusto Midana conquistou, na semana passada, a sua terceira medalha de ouro no Campeonato Africano de luta livre olímpica, na categoria de 74 kg, realizado no Egito. O tricampeão africano na categoria de 74 kg já trouxe para Bissau treze medalhas, nove das quais em ouro.

A Guiné-Bissau já participou nos Jogos  da Atalanta 96, Atenas 2004 e Londres 2012 e agora prepara-se para ir aos do Brasil, levando os atletas de luta Augusto Midana (74 quilos) e Quintino Intip (86).

“Já estivemos em três jogos olímpicos.É certo que nunca ganhámos qualquer medalha, mas acalentamos essa esperança, tendo em conta o facto de Midana ter sido considerado nos Jogos de Londres o melhor atleta africano”, observou o presidente da federação guineense de luta, Muniro Conté.

Augusto Midana, de 31 anos, recebeu esta menção por ter sido o único atleta africano a participar em todos os combates (três) até ao fim, isto é, sem desistir, destacou Muniro Conté.

A esperança guineense para os Jogos do Rio de Janeiro também reside em Quintino Intip, o qual obteve no torneio africano no Egito uma medalha de bronze.

Os dois atletas guineenses, Augusto Midana e Quintino Intip são beneficiários de uma bolsa olímpica da qual vivem e treinam num centro especializado no Senegal há quatro anos.

ANG/R Jovem

Sem comentários:

Enviar um comentário