Secretário de Estado promete colocar unidade de fabrico de gelo em Biombo
Bissau,18 Mar 16(ANG) - O secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima prometeu colocar uma unidade de fabrico de gelo na região de Biombo, norte do país para facilitar os trabalhos dos pescadores artesanais daquela localidade.
O governante informou que a carência de gelo é uma das maiores dificuldades com que se deparam os pescadores em todas as localidades do país, salientando que, o executivo está, aos poucos, a resolver esse problema.
"A título de exemplo, já instalamos duas máquinas de produção de gelo com capacidade de cinco toneladas por dia cada sendo uma em Cacheu e outra em Buba", explicou.
O secretário de Estado das Pescas disse que já encomendaram seis máquinas de fabrico de gelo e quando chegarem a região de Biombo será a prioridade.
Ildefonso Barros aconselhou aos pescadores de Biombo à protegerem os recursos haliêuticos, evitando a utilização de materiais inapropriados porque é nas zonas de pesca artesanal que os peixes reproduzem.
Declarou que, ainda em termos de apoios aos pescadores, o governo tem consciência das carências que os homens do mar enfrentam em relação aos materiais de pesca.
"Estamos a trabalhar no sentido de criar as condições para que os privados podem colocar à venda os materiais de pesca suficientes no país para que os pescadores possam adquiri-los num preço acessível", explicou.
Segundo ele, pretendem com isso criar as condições para que o país possa ter um stock de materiais de pescas para que os pescadores possam compra-los aqui no país .
ANG/ÂC/JAM/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário