Guarda Civil espanhola forma congénere guineense em matéria do combate à pesca ilegal
Bissau, 14 Mar 16(ANG) - Uma equipa da Guarda Civil espanhola encontra-se no país para dar formação à sua congénere guineense em áreas como o combate à pesca ilegal, imigração clandestina, tráfico de droga e humano.
A formação com a duração de três dias, será feita ao bordo do Navio Escola espanhol denominado "Rio Segura" que se encontra atracado no Porto de Bissau.
Em declarações à imprensa, o comandante do navio, Francisco Alba afirmou que o objectivo é capacitar as autoridades da Guiné Bissau na luta contra criminalidade organizado, em especial, tráfico de droga.
Francisco Alba sublinhou que no contexto da globalização os factores como tráfico de drogas e de seres humanos alastram por toda a África Ocidental bem como as ilhas espanhola de Canárias que é o destino de muitas embarcações com emigrantes clandestinos oriundos do continente.
Para o secretário geral da Guarda Nacional da Guiné-Bissau, Marculino Alves, a equipa espanhola veio ao pais no quadro da cooperação técnico policial existente entre as duas instituições.
"Eh preciso uma colaboração entre forças de diferentes países de forma a criar uma rede de protecção social para poder combater os males", assinalou para de seguida lembrar que uma das competências da Guarda Nacional é combater o crime organizado e emigração ilegal.
"Como sabem, os carteiros agora usam os países com meios fracos como é o caso da Guiné-Bissau para atingir os mais fortes. Então se não houver essa cooperação técnico policial pode-se transbordar para outros países", explicou.
ANG/ÂC/JAM
Sem comentários:
Enviar um comentário