segunda-feira, 21 de março de 2016

Raimundo Pereira em Bissau


            Ex-Presidente guineense regressa ao pais após quatro anos de exilo

Bissau,21 Mar 16(ANG) - Raimundo Pereira, Presidente da República interino da Guiné-Bissau deposto no golpe de Estado militar de 2012, regressou no passado dia 18 do corrente mês ao país.
José Mário Vaz e Raimundo Pereira

Em declarações à imprensa, à chegada ao aeroporto de Bissau, sobre se o regresso é definitivo, o ex-dirigente foi curto em palavras: "sou um cidadão guineense. Penso que sim".
 
Após deixar o aeroporto, o antigo chefe de Estado foi recebido pelo actual Presidente guineense, José Mário Vaz, no que Raimundo Pereira classificou à saída como "uma visita de cortesia", sem adiantar mais pormenores, e sem comentar a situação política do país.

Raimundo Pereira assumiu interinamente a Presidência da Guiné-Bissau após a morte, por doença, de Malam Bacai Sanhá, a 09 de Janeiro de 2012, e até à marcação de eleições, que se realizaram a 18 de Março.

Na altura, o ex. Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior ("Cadogo"), candidatou-se com o apoio do PAIGC e venceu a primeira volta das eleições , mas a segunda ronda, em que deveria enfrentar Kumba Iála, não chegou a realizar-se.

Os militares tomaram o poder num golpe de Estado à 12 de Abril e Carlos Gomes Júnior e Raimundo Pereira abandonaram o país no final do mês - sendo que Pereira voltou pela primeira vez a pisar o solo do seu país, enquanto que "Cadogo" ainda se encontra exilado no exterior.
ANG/R. Jovem

Sem comentários:

Enviar um comentário