quinta-feira, 24 de março de 2016

Campanha de cajú


Ministério do Comércio desmente fixação de 250 francos ao quilo como preço indicativo ao produtor

Bissau,24 Mar 16(ANG) - O Ministério do Comércio e Indústria desmentiu hoje as noticias veiculadas num órgão de comunicação social em que um responsável da Agência Nacional de Cajú afirmou que o preço da castanha ao produtor para a presente campanha, situa-se em 250 francos CFA por quilo.

Em conferência de imprensa, o Director Geral do Comércio, Jaimentino Có disse que o Ministério do Comércio foi apanhado de surpresa com esta notícia, acrescentando que de acordo com as regras, a tomada da referida decisão passa necessariamente por uma concertação entre todos os actores fundamentais do sector do cajú.

"Isso não foi o caso e até hoje não existe e nem foi programado uma tal concertação entre os actores da fileira de cajú com vista ao entendimento com base em factores interno e externo para efectivamente  se definir o preço mínimo ao produtor", informou.

O Director Geral do Comércio afirmou que pretendem com a conferência de imprensa acalmar e informar as populações em particular aos produtores, intermediários, exportadores e todos os segmentos da cadeia de cajú de que, em tempo útil, o Governo vai pronunciar sobre o preço indicativo e a data da abertura da campanha de comercialização da castanha de cajú.

"A informação veiculada pelo Jornal o Democrata, não passa de uma decisão unilateral da Agência Nacional de Cajú(ANCA). O Ministério do Comércio não tem nenhuma responsabilidade sobre o referido anúncio", explicou Jaimentino Có.

Revelou que, informações recolhidas até aqui, lhes deixam tranquilo, salientando que o factor externo está estável porque no mercado internacional o preço da castanha está em alta e, internamente, para além das pequenas incertezas, o Ministério do Comercio está determinado  em trabalhar para que a campanha decorra da melhor forma.

O caju é o principal produto de exportação da Guiné-Bissau . 
ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário