quinta-feira, 10 de março de 2016

Consumo

    Fecho de fronteira Senegal/Gâmbia na origem de escassez de açúcar no mercado  nacional
Bissau, 10 Mar 16 (ANG) – Os mercados da Guiné-Bissau já estão sem stokc do açúcar, um dos principais produtos de primeira necessidade, disse hoje o presidente da Associação dos Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau.
Armazém de Açucar
Em declarações à imprensa, Aliu Seidi confirmou que há escassez do açúcar nos mercados porque o Senegal fechou a sua fronteira com a Gâmbia de onde a totalidade dos comerciantes guineenses importam o produto.
Explicou que o açúcar vendido em Bissau é adquirido no mercado  brasileiro, passa pelo Porto da Gâmbia para depois ser transportado, via terrestre, para a Guiné-Bissau.
 "Neste momento vários  camiões carregados de  mercadorias estão retidos em Banjul a espera de autorização  para chegar ao destino", disse Seidi.
Aliu Seidi avisa de que comerciantes que esconderem açucar para poder aumentar o preço sofrerão as devidas consequências .
Pede ao governo da Guiné-Bissau para baixar as taxas portuárias para que os barcos possam descarregar aqui como no Senegal e na Gâmbia.
 Aliu Seidi denunciou as ondas de roubos e assaltos que se verificam nos últimos tempos no Mercado de Bandim, referindo que três armazéns sofreram assaltos á mão armada em plena luz do dia mas que até e agora os culpados não foram identificados.
Seidi apela ao governo no sentido de resolver a situação o mais rápido possível, "porque senão o país pode brevemente sofrer escassez de todos os produtos da primeira necessidade". 
ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário