quarta-feira, 23 de março de 2016

Pescas

     Projecto "Mesa" divulga suas actividades entre entidades beneficiárias  

Bissau,23 Mar 16(ANG) - O Comité de Pilotagem do Projecto de Monitorização de Ambiente e Segurança em África(Mesa), reuniu-se hoje com entidades beneficiárias tendo o encontro servido para a divulgação das actividades do projecto.

Sebastião Pereira no centro
No encontro com os responsáveis dos pescadores, serviços meteorológicos, Instituto Marítimo Portuário, Imprensa, Fiscalização Marítima entre outros,  o Coordenador do referido projecto assegurou que, com a sua  implementação efectiva, a actividade de pescas no país poderá ser mais rentável.

Sebastião Pereira informou que o Projecto Mesa vai ainda contribuir para que que as actividades das pescas sejam executadas em condições de maior segurança .

"Quer dizer, doravante os pescadores antes de irem para a faina terão informações mais detalhadas sobre o estado do mar, do tempo, zonas em que podem capturar tipos de peixes e em quantidades entre outros", disse.

O Coordenador desta organização sub-regional afirmou que as estruturas do projecto estão a ser criadas, salientando que dentro de pouco tempo vão puder instalar as suas antenas no país.

"Os locais para a instalação das nossas antenas já foram identificados e os contactos já foram feitos e penso que dentro de pouco tempo vamos iniciar  os trabalhos da execução das obras", explicou.

Para o Ponto Focal do  Mesa na Guiné-Bissau, o projecto opera em 14 países da África Ocidental entre os quais a Guiné-Bissau e dispõe de duas componentes, uma terrestre e outra marinha.

Henrique Silva frisou que o Projecto Mesa foi lançado no país há cerca de um ano, acrescentado que ainda se encontra na sua fase inicial porque depara-se com dificuldades de vária ordem, dentre as quais instalação de equipamentos que virão do exterior e que lhes permitem receber informações via satélite sobre o estado do  mar.

Disse que já criaram o Comité de Pilotagem do projecto que é um órgão que vai dirigir o funcionamento da organização.

O Projecto Mesa foi financiado pela União Europeia num montante de 37 milhões de Euros para um período de quatro anos.
ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário