quinta-feira, 10 de março de 2016

Integracão Sub-regional


UEMOA reúne jornalistas para formação em Gabu
Gabu, 10 Mar 16 (ANG) - A comunicação social deve contribuir na disseminação dos objectivos da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), bem como dos benefícios e das vantagens da integracão da Guiné-Bissau nesta organização.
A exortacão foi feita hoje em Gabu pelo Director-geral da Rádio Difusão Nacional, Muniro Conté, em representação do  Ministro da Comunicação Social, na abertura do seminário sobre os órgãos e programas da UEMOA em proveito dos jornalistas para a integração económica no espaço da União.
Para Muniro Conté, a UEMOA constitui uma comunidade de oportunidades a qual a Guiné-Bissau se sente orgulhosa de pertencer, não obstante as dificuldades que as barreiras linguísticas colocam na compreensão dos objectivos e desígnios da organizacão sub-regional.
"A criação duma rede de jornalistas e comunicadores pode contribuir na aproximação dos cidadãos aos regulamentos da União, visando a sua integração  e interiorização dos critérios da harmonização decorrentes da nossa adesão", sublinhou Conte.
Salientou que o evento constitui uma oportunidade para os participantes  "aflorarem ideias novas" e "adensarem" estratégias de comunicação mais consentâneas para a difusão dos conteúdos programáticos da UEMOA.
Por sua vez, o representante residente da UEMOA no pais, Mohamed Assami evidenciou o fim a que se espera com a realização do seminário, nomeadamente,  proporcionar aos participantes conhecimentos sobre os fundamentos das instituições e os programas da União.
Os mecanismos de análises de reformas, os projectos e programas e trocas de ideias sobre as acções a levar a cabo com vista a visibilização das actividades da rede, o conhecimento da  razão da entrada e das vantagens de que a Guiné-Bissau usufrui no seio da UEMOA, são  conhecimentos que se pretende transmitir aos jornalistas com a realização deste evento, segundo acrescentou  Assami.
De acordo com este responsável, a União está ao serviço dos Estados membros e respectivas populações, e no caso concreto da Guiné-Bissau anunciou que estão em vias de execussão diferentes projectos e programas, encontrando-se s algumas  sob tutela do Ministério da Comunicação Social.
O Coordenador Nacional da Rede de Jornalistas para a Integração Económica no espaço da UEMOA, Ricardo Semedo agradeceu a representação da União no pais, cujo engajamento, sublinhou, possibilitou a materializacão desta accão de formação.
Semedo exortou aos participantes aproveitarem os ensinamentos para reforçarem os seus conhecimentos sobre a organização sub-regional.
No evento que termina na Sexta-feira, serão abordados temas como UEMOA: Instituições e Programas, Guiné-Bissau no seio da UEMOA: as oportunidades e os desafios, os projectos financiados pelo Banco Oeste Africano de Desenvolvimento e apresentação do relatório de actividades da coordenação da rede dos jornalistas entre outros.
ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário