quinta-feira, 10 de março de 2016

Ambiente


Comité de Pilotagem do "Projecto Mesa" reúne para balanço das actividades e definiçao de  estratégias

Bissau,10 Mar 16(ANG) - O Comité de Pilotagem do Projecto de Monitorização de Ambiente e Segurança em África(Mesa), reúne-se hoje para o balanço das actividades desenvolvidas durante o primeiro ano do seu funcionamento e definiçao  de perspectiva.                                    
Henrique Silva

Em declarações à imprensa, o Ponto Focal do Projecto na Guiné-Bissau, Henrique Silva disse tratar-se de uma iniciativa da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental(Cedeao) e  financiada pela União Europeia num montante de 37 milhões de Euros para um período de quatro anos.

Afirmou que o Projecto Mesa visa conhecer o ambiente, observar o planeta terrestre e fornecer informações aos decisores  para melhor dar respostas às necessidades das populaçõesem termos de gestao do ambiente e ecossistema.

Perguntado sobre o que esperam do projecto para a Guiné-Bissau, Henrique Silva informou que estão ainda na fase inicial, salientando que  o lançamento oficial do projecto ocorreu no ano passado.

"Até ao mês de Março do ano em curso, vamos considerar o fim do primeiro ano do projecto e hoje vamos reunir o Comité de Pilotagem para apresentar os resultados do primeiro ano do exercício das actividades e projectar as perspectivas para o segundo ano do projecto", explicou.

Disse que, nesta fase inicial vão desenvolver muitas actividades, dependendo das orientações regionais, dentre as quais a instalaçao de  uma estação via satélite para receber e enviar informações que podem fazer com que os gestores possam tomar as decisões em matéria de gestão das pescas.

"Temos ainda que trabalhar em estreita colaboração com os técnicos da Meteorologia, do Instituto Marítimo Portuário no sentido de lhes fornecer informações  e tudo o que diz respeito à segurança marítima , ou seja garantir as informações sobre a navegabilidade, ambiente no mar entre outros", informou.

O Comité de Pilotagem do Projecto Mesa é constituído por técnicos da Secretaria de Estado das Pescas e Economia Marítima, Instituto Marítimo Portuário, Instituto Nacional da Meteorologia, Brigada Costeira, Ambiente entre outros.

ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário