quinta-feira, 11 de agosto de 2016

APGB


Insufuciência de equipamentos afecta  dinâmica de prestação de serviços

Bissau,11 Ago 16(ANG) – O secretário de Estado dos Transportes e Comunicações promete deligenciar para se ultrapassar a situação de falta de equipamentos de transporte de contentores de mercadorias com que a Administracao dos   Portos da Guiné-Bissau(APGB) se confronta  neste momento.

Fidélis Forbs fez estas  declarações àimprensa na quarta-feira depois de ter visitado as instalações da APGB.

No balanço da visita disse que esta satisfeito, em parte, com o que viu destacando o aumento da capacidade de movimentação de contentiores no espaço interno do Porto.

Com a pavimentação de novos espaços, o Porto de Bissau passou a ter condições para receber 35 mil  contentores, em vez dos anteriores cinco mil .

 “Neste momento está-se a trabalhar de forma a que o Porto de Bissau possa ter a capacidade anual de armazenar 72 mil contentores. Portanto, isso demonstra que existe uma mudança significativa em termos de crescimento e desenvolvimento das infraestruturas portuárias”, destacou. 

Confrontado com a decisao de  suspensão das carreiras semanais para as ilhas, por parte da empresa Sociedade de Transportes Marítimos(Sotramar), Fidélis Forbs, disse constitui  motivo de preocupação para o executivo.

“Não é por acaso que hoje visitamos o navio Baria. Entendemos que ao nível do Sotramar existe um problema muito sério. Estamos a falar das ligações para as ilhas que dispõe de cerca de 35 mil habitantes”, disse.

 Explicou  que um dos grandes estrangulamentos da empresa Sotramar tem a ver com as despesas de combustiveis dos barcos que asseguram as ligações para as ilhas, estimados em  mais de dois mil litros de combustíveis para ida e volta.

“Isso é preocupante porque quando falamos de dois mil litros de combustíveis isso representa uma soma na ordem de 60 por cento das receitas.A Sotramar não pode continuar nesta situação sob pena de o governo continuar permanentemente a investir  sem contrapartida”, disse.

Fidélis Cabral promete levar o assunto ao Conselho de Ministros para que uma solucâo seja encontrada.

ANG/ÂC/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário