quarta-feira, 31 de agosto de 2016

IBAP


Jornalistas capacitados em matéria de gestão da biodiversidade

Bissau, 31 Agos 16 (ANG) - O Instituto da Biodiversidade das Áreas Protegidas (IBAP) capacitou  terça-feira  jornalistas nacionais e internacionais com representação no país, em matéria de gestão da biodiversidade com objectivo de promover a conservação da mesma.

No acto de encerramento da referida formação, o Coordenador da Unidade Central do IBAP, João Sousa Cordeiro disse que a capacitação vai permitir o reforço de conhecimento na matéria de gestão dos recursos marinhos com foco nos recursos haliêuticos.

Acrescentou que permitirá igualmente o reforço de capacidades sobre os recursos florestas e a gestão do sistema nacional das Áreas Protegidas.

“Qualquer que seja a formação baseia-se sempre nas trocas das ideias, sendo assim, tanto o formador como o formando têm sempre a ganhar ”, refere o Coordenador da Unidade Central do IBAP. 

João Sousa Cordeiro aconselhou aos participantes a pesquisarem sempre que possível sobre a situação do IBAP, tendo sublinhado que o saber nunca é demais e que pelo contrário só ajuda a pessoa a desenvolver a sua capacidade intelectual.

Garantiu que o IBAP estará sempre disponível para colaborar com os jornalistas a fim de, juntos, poderem sensibilizar as comunidades sobre a importância de fauna e flora para sociedade guineense em particular.

Por sua vez, o Coordenador da rede de Ecojornalistas, Bacar Baldé sublinhou a importância da formação para os profissionais da comunicação social.

 “Esta  formação  é de grande importância para nós, porque vai permitir com que possamos divulgar com mais facilidade os assuntos ligados ao meio ambiente”, disse Bacar Baldé.

Explicou que a rede que coordena surgiu em maio de 2007 e já fez algumas actividades nomeadamente as formações dos seus membros e visitas aos locais ambientais, sublinhando que a imprensa contribui positivamente no estancamento da corte de madeira no país.

A capacitação dos jornalistas em matéria da biodiversidade foi realizada pelo IBAP através do projecto de Governação e políticas dos recursos marinhos e redução da pobreza na Ecoregião denominado WAMER.

No seminário foram abordados os temas: a importância de conservação das espécies, o papel da comunicação na preservação e conservação da biodiversidade, entre outros.

Os participantes recomendaram, entre outras, que haja mais sessões de formações ligado ao ambiente de modo a permitir com que jornalistas contribuam mais  na sensibilização sobre a preservação da biodiversidade. 

ANG/AALS/SG
 

Sem comentários:

Enviar um comentário