terça-feira, 30 de agosto de 2016

Apoio externo


BADEA disposto a apoiar financeiramente sector agrícola

Bissau, 30 ago. 16 (ANG) – O presidente do Banco Árabe para o Desenvolvimento da Economia em África (BADEA) prometeu apoiar financeiramente, o país no sector da agricultura.

O anúncio foi feito segunda-feira pelo Presidente da República, José Mário Vaz ao regressar ao pais apos uma visita  de vinte e quatro horas ao seu homólogo sudanês, Omar Al-Bashir.

José Mário Vaz disse que a primeira preocupação do presidente do BADEA foi de saber quais são as prioridades do país de momento.

“Fiz saber ao presidente do BADEA que o mais importante para o país no momento é dar de comer ao nosso povo”, disse.

O Presidente da República afirmou que fez questão de mostrar ao seu homólogo sudanês  que na situação em que o país se encontra é fundamental que se resolva o mais urgentemente possível o problema da autossuficiência alimentar.

José Mário Vaz disse que os presidentes do BADEA e do Sudão se manifestaram disponíveis em acompanhar a situação da Guiné-Bissau.

Questionado sobre se o facto de o presidente do Sudão, Omar Al-Bashir, ser alvo de mandato de captura pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), não pode vir a comprometer as relações do país com alguns parceiros de desenvolvimento, José Mário Vaz disse que sempre defendeu os direitos humanos.

“Desde que cheguei a presidência ninguém foi alvo de espancamento ou foi morto”, alegou.

O Presidente da República acrescentou que há liberdades de expressão e de imprensa, no país.
“O que me interessa em relação aos outros países é o que nós podemos aproveitar deles para poder fazer avançar a Guiné-Bissau”, explicou.

O chefe de Estado garantiu que não faz ingerência nos problemas dos outros países porque está mais preocupado em encontrar soluções para as questões económicas da Guiné-Bissau. 

ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário