sábado, 20 de agosto de 2016

PCD


Deputado Victor Mandinga responsabiliza órgãos da soberania pela crise vigente no país
 
Bissau, 19 Ago 16 (ANG)- O deputado do Partido de Convergência Democráta (PCD) Victor Mandinga responsabilisou  quinta-feira os órgãos da sobernania e a classe política pela crise que abala o país nos ultimos tempos.

Em conferencia de imprensa, o  deputado guineense sustentou que o  país está em crise porque os governantes falharam na construção do estado democrático.

Victor Mandinga sublinhou que as providências constitucionais exercidas pelo Presidente da República esgotaram-se e que lhe resta simplesmente  a dissolução do parlamento.

“A iniciativa de convocação da sessão extraordinária pelo Presidente da Republica para além de ser polémica juridicamente a luz das disposições previstas no regimento de ANP,  é politicamente conflituosa”, considerou o deputado de PCD .

O deputado referia-se a uma eventaul convocacao de uma sessão extraordinária do parlamento para que seja debatido o Programa do governo, volvidos mais de dois meses após a formacao do executivo.

Acrescentou que, se for o caso,  sem uma prévia interdependência e harmonização de posicionamento político da mesa de ANP, da conferência de lideres e da comissão permanente, essa convocacao conduzirá à situações “muito desajeitadas” durante o funcionamento da sessão plenária extraordinária.

Mandinga disse que  para solucionar a sirtuação da crise no país é necessário assumir o compromisso de que o programa “Terra Ranka” submetido pelo PRS e grupos dos 15 não será debatido na Assembleia Nacional Popular.

“A situação da Guiné-Bissau não pode simplesmente ser resolvida com  eleições gerais antecipadas, mas sim com a consciência dos governantes no que concerne ao bem do país”, afirmou o deputado.

ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário