quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Justiça


Ex. secretário de Estado dos Transportes detido por ordens da Procuradoria Geral da Repúbica 

Bissau,18 Ago 16(ANG) - O ex-secretário de Estado dos Transportes e Comunicações da Guiné-Bissau João Bernardo Vieira foi quarta-feira detido, por ordens da Procuradoria-Geral da República, indicou o seu advogado, Carlos Pinto Pereira.

Segundo o causídico, a detenção do político, que quarta-feira completou 39 anos, deve-se, segundo a Procuradoria, ao facto de João Bernardo Vieira ter desrespeitado uma ordem do Ministério Público que o convocou para uma audiência quando ainda era governante.

O advogado afirmou que está disponível para provar “em sede própria” que João Bernardo Vieira não chegou a receber a dita notificação, pelo que não compareceu à audiência.

Carlos Pinto Pereira indicou que Bernardo Vieira foi ouvido uma vez mas na altura respondeu às questões sobre inquéritos em curso no Ministério Público sobre processos ligados com a Secretaria de Estado dos Transportes.

Um dos processos diz respeito a contratação da companhia de aviação privada portuguesa EuroAtlantic, que faz a ligação entre Lisboa e Bissau, avançou o advogado, indicando, contudo, que na audiência “ficou provado” que João Bernardo Vieira “agiu dentro da legalidade” por ter o mandato do Governo.

Fontes familiares adiantaram, por outro lado, que o político foi detido na sua residência por agentes da Polícia Judiciária que o conduziram para uma cela no centro prisional de Bandim, no centro de Bissau.

A semana passada, João Bernardo Vieira, que é o porta-voz do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), dizia estar a ser alvo de perseguição política por parte dos seus adversários, mas não especificou.

Formado em Direito em Portugal, João Bernardo Vieira desafiou o Ministério Público a publicar qualquer indício de ilicitude que tenha cometido ou a deduzir em acusação de algo que tenha praticado no exercício da sua função no Governo. 

ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário