Direcção-Geral sem meios financeiros para reabilitação total das vias rodoviárias da capital
Bissau, 19 ago 16 (ANG) – O diretor-geral das Infraestruturas de Transportes afirmou que a sua instituição não será capaz de cobrir a reabilitação total das vias rodoviárias de Bissau devido a falta de meios financeiros.

Sebastião de Pina disse que neste momento está em curso um programa financiado pelo Banco Oeste Africano de Desenv
olvimento (BOAD) com vista a reabilitação das principais estradas da capital que serão entregues em Abril do próximo ano.
“A entrega das referidas obras estava prevista para o ano em curso, mas durante os trabalhos deparamos com problemas de solos húmidos que absorvem muitas águas e que não são fáceis de trabalhar, como é o caso da Avenida Osvaldo Vieira que nos obrigou a alterar a concepção inicial do projecto”, contou.
O diretor-geral das Infraestruturas de Transportes disse que tiveram que adotar o sistema de montagem de betão armado nas vias em que se depararam com problemas de solos húmidos.
Disse que também têm deparado com problemas de falta de verbas adicionais para a cobertura da conclusão dos trabalhos.
“Mas, recentemente recebemos uma confirmação de financiamento da parte do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD), a fim de prorrogar para mais um ano, a conclusão dos projectos de reabilitação da Rua Eduardo Mondlane e Avenida Rui Djassi”, revelou.
Abordado sobre as inundações que se verificam nas Avenidas, Osvaldo Vieira e Rui Djassi junto ao prédio ANCAR e do edifício da Nações Unidas quando chove, Sebastião de Pina disse que tal situação se deve ao cruzamento entre as águas da chuva e do mar na localidade de lagoa de N´Batonha.
“Quando a chuva coincidi com a maré alta provoca a inundação da Avenida Rui Djassi, mas com a conclusão das obras de reabilitação do parque N´Batonha, junto do prédio ANCAR, o local servirá de reservatório para descarga de águas pluviais antes de poderem sair para o mar”, contou.
Sebastião de Pina disse que, com a conclusão das obras da Avenida Rui Djassi, as águas pluviais daquela via também passarão a ser evacuadas da estrada para a referida lagoa.
ANG/FGS
Sem comentários:
Enviar um comentário