quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Pescas


Ministro garante regularização de preço de peixe no mercado

Bissau, 25 Ago 16 (ANG) - O ministro das Pescas, Fernando Correia Landim anunciou quarta-feira a introdução de novo método de regularização do preço de peixe no mercado.

Correia Landim fez este anúncio apos uma visita ao mercado de Caracol em Bissau, onde se inteirou dos preços de peixes ai praticados.

 Segundo o ministro, doravante a tabela de preço de diferentes peixes será afixada no local de venda de peixe.

 “A compra de grande quantidade de peixe por uma só pessoa vai acabar, para se evitar o aumento injusto do preço. Muitas das vezes um individuo adquire uma quantidade elevada de peixe porque quer obter lucro demasiado ”, refere o governante.

Landim disse que os aumentos que se verificam se relacionam a actitude de vendedeiras grossistas.
“Como governante farei de tudo para que os peixes cheguem aos mercados porque com uma boa alimentação é que podemos ter saúde e força para fazer algo de bom”, garantiu o ministro.

Apelou as vendedeiras para contribuírem com denúncias de preços anormais uma vez que vai ser afixado o preço por cada qualidade de peixe.

Por sua vez, a vendedeira, Lucinda Cabral disse que muitas das vezes os grossistas vendem peixes ao dobro do preço, razão pela qual os preços são sempre altos.

Apela ao governo para criar condições para que o peixe chegue aos retalhistas sem passar pelos grossistas.

 A titulo de exemplo, referiu que se uma vendedeira grossista adquire uma caixa de peixe de 20 quilogramas por oito mil francos vende a 15 ou 17 mil francos, o que, segundo Lucinda, não é normal.   

ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário