Presidente da República garante que não vai dissolver o parlamento
Bissau, 30 Ago 16 (ANG) – O presidente da República José Mário Vaz disse que nunca dissolverá a Assembleia Nacional Popular (ANP), nem hoje nem amanhã.
José Mário Vaz fez esta afirmação segunda-feira em declarações à imprensa após a sua visita ao Sudão.
José Mário Vaz disse que o parlamento não será dissolvido, pelo menos enquanto for presidente da república.
“A minha preocupação neste momento é que haja um entendimento entre os guineenses para que tenhamos uma solução para a saída desta crise política”, afirmou.
Questionado sobre a situação do governo que não conseguiu entrar em plenitude das suas funções há quase cem dias, devido a crise vigente na Assembleia Nacional Popular (ANP), José Mário Vaz disse que o que lhe interessa é o cumprimento das leis.
No entanto, alegou que se há problemas, não é na Presidência da República, mas sim na ANP, por isso tem que ser resolvido no fórum parlamentar.
O parlamento se encontra há dois meses em situação de bloqueio devido ao desentendimento entre os deputados dos dois maiores partidos quanto a resolução da situação dos 15 deputados expulsos do PAIGC.
O impasse veria a ser agravada com a detenção de um deputado do PAIGC, sem levantamento de imunidade parlamentar , conforme manda a lei. As partes estão agora em negociações para se encontrar uma saída para a crise.
ANG/FGS/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário