terça-feira, 30 de agosto de 2016

Política


Presidente da República garante que não vai dissolver o parlamento 

Bissau, 30 Ago 16 (ANG) – O presidente da República José Mário Vaz disse que nunca dissolverá a Assembleia Nacional Popular (ANP), nem hoje nem amanhã.

José Mário Vaz fez esta afirmação segunda-feira em declarações à imprensa  após a sua visita ao Sudão.

José Mário Vaz disse que o parlamento não será dissolvido, pelo menos enquanto for presidente da república.

“A minha preocupação neste momento é que haja um entendimento entre os guineenses para que tenhamos uma solução para a saída desta crise política”, afirmou.

Questionado sobre a situação do governo que não conseguiu entrar em plenitude das suas funções há quase cem dias, devido a crise vigente na Assembleia Nacional Popular (ANP), José Mário Vaz disse que o que lhe interessa é o cumprimento das leis.

No entanto, alegou que se há problemas, não é na Presidência da República, mas sim na ANP, por isso tem que ser resolvido no fórum parlamentar.

O parlamento se encontra há dois meses em situação de bloqueio devido ao desentendimento entre os deputados dos dois maiores partidos quanto a resolução da situação dos 15 deputados expulsos do PAIGC. 

O impasse veria a ser agravada com a detenção de um deputado do PAIGC, sem levantamento de imunidade parlamentar , conforme manda a lei.  As partes estão agora em negociações para se encontrar uma saída para a crise. 

ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário