terça-feira, 9 de agosto de 2016

Criminalidade


Governo envolve comunidade conacri-guineense no combate à crimes praticados por seus elementos 

Bissau, 09 Ago 16 (ANG) - O Ministro do Interior exortou segunda-feira aos cidadãos da Guiné-Conacri residentes no país a sensibilizarem os seus conteraneos para se absterem de actos de delinquência e crimes.

Num encontro  com a comunidade conacri-guineenses encabecada pelo seu embaixador, Botche Candé qualificou de horrivel alguns actos criminosos em que estariam envolvidos alegados cidadaos oriundos do pais "irmão", nomeadamente o degolamento de duas crianças pela propria mãe, a invasão da embaixada da Guiné-Conacri pelos próprios cidadãos, entre outros.

"O governo não vai permitir que actos de género voltem a acontecer, por isso promovemos este encontro para pedir a colaboração de todos", frisou o governante que realçou os laços de amizade e fraternidade existentes entre os dois países desde os primórdios da luta de libertação nacional'.

Botche Candé referiu, entr

etanto, que não são apenas cidadãos da Guiné-Conacri  que praticam crimes no país, mas também os próprios nacionais que, por vezes se envolvem em agressões e pancadarias contra os "nossos irmãos de Conacri” e que, por vezes, acabam em mortes.

O governo, segundo o ministro, está muito preocupado com actos dessa natureza, por isso, na voz de Botche Candé, apela à todos para que coloborassem denunciando casos que ponham em causa  a paz, tranquilidade e sã convivência entre os próprios e com os cidadãos da Guiné-Bissau.

Realçou o peso do comércio praticado pelos cidadãos do país vizinho na economia nacional, mas lembrou-os da necessidade de cumprirem as leis em vigor no país.

Entretanto, o Secretário de Estado de Segurança Social pediu aos presentes para evitarem o uso de "liamba", bebidas alcoolicas e outros produtos estimulantes  que os levam a praticar actos criminosos.

"Falem com os vossos irmãos para se absterem de actos que ponham em causa a segurança de qualquer cidadão residente na Guiné-Bissau", advertiu Marcelino Cabral que avisou que as forcas de segurança serão "duros" na repressão de actos desta natureza.

De acordo com o Secretário de Estado este representa o  último aviso. 

Por sua vez, o embaixador da Guine-Conacri no pais elogiou a iniciativa do governo guineense de manter um encontro com cidadãos do seu país e apelou as autoridades a continuarem atentas e para que reprimam  todos os actos que atentem contra as leis na Guiné-Bissau.

"Vou intervir junto à nossa comunidade para os lembrar dos seus deveres para com a sua segunda pátria que é a Guiné-Bissau", prometeu a concluir Abduramane Kaba.  

ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário