segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Internacional



Rei de Marrocos pede combate ao fanatismo


Bissau, 22 Ago 16 (ANG) - O rei de Marrocos, Mohamed VI, apelou no sábado a “uma frente comum contra o fanatismo” dos 'jihadistas', e exortou os marroquinos na diáspora a serem os “defensores” de um islão tolerante.

“Face à proliferação dos obscurantismos em nome da religião, todos, muçulmanos, cristãos e judeus, devem formar uma frente comum para combater o fanatismo, o ódio e o isolacionismo em todas as formas”, defendeu Mohamed VI.

O soberano, que falava num discurso à nação, convidou os cinco milhões de marroquinos que vivem na Europa e resto do mundo a permanecerem ligados aos valores da sua religião e às suas tradições seculares, face a este fenómeno que lhes é estranho.

“Condenamos veementemente a morte de pessoas inocentes” e a morte de um “padre numa igreja é um acto imperdoável”, sublinhou o rei, em referência ao homicídio a 26 de Julho no noroeste da França, quando o sacerdote foi degolado por dois 'jihadistas'.

A Europa, e em particular a França, foi palco de uma vaga de atentados em 2015. 
Cidadãos europeus de origem marroquina ou com dupla nacionalidade foram implicados em vários ataques perpetrados em território francês e belga. 

ANG/JA

Sem comentários:

Enviar um comentário