quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Massacre de Pindjiguiti

   PAIGC considera 3 de Agosto “um contributo” para a independência nacional


Bissau, 04 Ago 16 (ANG) - O Secretário nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) Aly Hijazi considerou o Dia de Mártires de “Pindjiguiti” de um “marco importante na história de libertação do país”.

Aly Hijazi falava esta quarta-feira após uma marcha realizada de sede do partido para o Porto de “Pindjiguiti” e que culminou com a deposição de coroas de flores no cais.

 “Fizemos essa marcha pacífica para homenagear os que perderam as suas vidas lutando pelo interesse comum. Podemos dizer que a luta que os funcionários fizeram e que culminou com a morte de mais de 50 pessoas mereceu a nossa atenção pois contribuiu para a independência da Guiné-Bissau”, disse Hijazi.

Acrescentou que a lição mais importante tirada do massacre de “Pindjiguiti” é de procurar as forças necessárias para vencer o colonialismo português que dominava o país na época.

O Secretário nacional do PAIGC apela aos guineenses no sentido de continuarem firmes na luta pela consolidação de um Estado democrático, no qual reina a paz, segurança e tranquilidade de modo a permitir o desenvolvimento e bem-estar ao povo.

O 03 de Agosto assinala o dia em que mais de 50 marinheiros foram assassinados pela polícia colonial, em 1959, quando reivindicavam aumentos salariais.

ANG/AALS/ÂC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário