sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Política


Presidente da República insta forças políticas para se entenderem no parlamento

Bissau,26 Ago 16(ANG) - O Presidente, José Mário Vaz, incentivou hoje as principais forças políticas no Parlamento guineense a entenderem-se para acabar com o impasse político  que se assiste no país há mais de um ano.

O Presidente guineense fez estas consideracoes em declarações aos jornalistas  quando chegou a Bissau, vindo do Congo Brazzaville, país que visitou entre quarta e quinta-feira, não tendo, afinal, viajado para o Sudão, como tinha sido anunciado na sua partida.

Fonte da presidência guineense indicou à Lusa que José Mário Vaz deve viajar para o Sudão no domingo, para uma visita de trabalho.

Ao ser questionado sobre as negociações entre o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Partido da Renovação Social (PRS), as duas principais forças no Parlamento, mas desavindas, José Mário Vaz disse que encoraja qualquer entendimento, embora ainda não esteja na posse de todos os elementos.

“Estou a chegar de uma viagem, mas todas as propostas são importantes. O importante é que haja o entendimento entre os guineenses, que haja diálogo entre nós todos na busca de uma solução para o bem do país e do nosso povo”, observou o Presidente guineense.

Os dois partidos, PAIGC e PRS, reúnem-se na sexta-feira, para a busca de bases para a formação de um Governo de Unidade Nacional.

Sobre a sua visita ao Congo, José Mário Vaz afirmou ter-se tratado de “uma visita do irmão mais novo ao irmão mais velho”, referindo-se ao chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, que disse não ser “um Presidente qualquer, mas sim uma pessoa com muito peso não só em África como no mundo”.

O líder guineense sublinhou ainda ter recebido de Sassou Nguesso conselhos no sentido de promover os valores de patriotismo, trabalho e paz na Guiné-Bissau, e ainda de  fazer tudo para que a crise política que assola o país cesse rapidamente.

ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário