quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Saúde


Inaugurado o Centro Mental reabilitado, inativo há 18 anos 

Bissau, 11 Ago 16 (ANG) – O ministro da Saúde Pública, Domingos Malú, lamentou quarta-feira o aumento, nas ruas de Bissau, de pessoas portadoras de deficiências mentais.

 Malú que falava na cerimónia inaugural do Centro de Saúde Mental , denominado ¨Osvaldo Máximo Vieira¨, disse que o referido estabelecimento vai minimizar o sofrimento dos pacientes mentais e dos respetivos familiares.

Aquele governante afirmou que o Centro, reabilitado com apoio da União Europeia,  foi outrora o melhor estabelecimento de saúde no país, tanto no tratamento como no acolhimento de pacientes, até ao conflito político-militar, em 1998 , período em  que ficou completamente danificado. 

 O ministro pediu aos funcionários do Centro para trabalharem afincadamente e com determinação, para a defesa da melhoria da qualidade de atendimento e tratamento dos doentes mentais .   

Segundo o Diretor-geral do Centro Mental, Gerónimo Henrique Cá, o referido estabelecimento sanitário dispõe 36 camas para internamentos, dois psicólogos, um técnico de terapia, três assistentes sociais e 12 enfermeiras.

 Henrique Cá adiantou que nesta primeira fase não haverá internamento, mas apenas tratamento ambulatório de pacientes. 

ANG/JD/SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário