quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Regiões /Saúde


ONG Enda-Guiné-Bissau reabilita Centro de Saúde de Buruntuma 

Bissau,10 Ago 16(ANG) - O centro de saúde da secção de Buruntuma, sector de Pitche, região de Gabú, reabilitado pela ONG Enda-Guiné-Bissau foi na terça-feira entregue ao governo, numa cerimónia realizada naquela vila.

No acto, o Director Geral da Administração do Sistema de Saúde, em representação do ministro de tutela, destacou que o executivo está empenhado em dotar às populações da Guiné-Bissau  de infraestruturas e cuidados sanitárias condignos.

Van Hanegen Menezes Moreira disse tratar-se de um  centro  de referência  situado há  escassos metros da linha fronteiriça com a Guiné-Conacri.

¨No passado recente, os nossos
irmãos, mães e familiares morreram por falta de infraestruturas sanitárias e do pessoal de saúde. A taxa de mortes das mulheres grávidas situava-se em 78 por cento e era muito elevada. Diminuiu-se nos últimos tempos devido ao empenho das autoridades competentes¨, explicou.

Aquele responsável apelou aos populares de Buruntuma a apoiarem os técnicos de saúde colocados na área na preservação das infraestruturas sanitárias locais.

Por sua vez, o Coordenador da ONG Enda-Guiné-Bissau, Mamadú Aliu Djaló declarou que de 2011 até aqui já apoiaram a reabilitação e construção de raiz de 14 centros de saúde no país.

¨Entre várias visitas que normalmente efetuamos às diferentes regiões do país, deslocamos à secção de Buruntuma e fomos confrontados com a necessidade de reabilitação do seu centro de saúde e na qual chegamos a conclusão de que era de facto preciso fazer a obra¨, disse.

As obras de reabilitação do Centro de Saúde de Buruntuma iniciou em 2015 e terminou em Abril deste ano. Com apoio da organização “Fronteiras e Vulnerabilidades face ao VIH-Sida”, que opera em oito países africanos.

ANG/ÂC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário