“Juiz decide dentro de 48 horas pela liberdade ou prisão preventiva”, diz advogado do ex-governante
Bissau, 24 Ago 16 (ANG) - O advogado do ex-Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações afirmou terça-feira que o Juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Círculo pediu dois dias para decidir sobre a libertação ou prisão preventiva do ex. governante, João Bernardo Vieira.
Em declarações â imprensa depois da audição do seu constituinte, Carlos Pinto Pereira informou que o Juiz desembargador que ouviu João Bernardo Vieira disse que “não podia decidir imediatamente” sobre o processo.
Pinto Pereira disse ainda que o pedido da libertação feito pela defesa do João Bernardo Vieira não foi objecto de análise nesta sessão de audição do ex- governante.
A audição do ex-Secretário de Estado dos Transportes decorreu na sequência de um requerimento da Procuradoria-Geral da República ao Tribunal de Circulo pedindo que este órgão judicial decretasse Prisão Preventiva contra o suspeito.
De acordo com uma fonte judiciária ouvida pela ANG, João Bernardo Vieira é suspeito de crimes de “administração danosa, peculato e corrupção passiva”, por alegadas irregularidades na celebração do contrato com a companhia aérea portuguesa “Euro Atlantic” e na gestão de fundos que a Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações recebera da parte dos departamentos públicos sob sua tutela.
João Bernardo Vieira, dirigente e porta-voz do maior partido do país, PAIGC, foi Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações dos demitidos governos de Domingos Simões Pereira e Carlos Coreia.
ANG/QC/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário