quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Caso João Bernardo Vieira



“Juiz decide dentro de 48 horas pela liberdade ou prisão preventiva”, diz advogado do ex-governante

Bissau, 24 Ago 16 (ANG) - O advogado do ex-Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações afirmou terça-feira que o Juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Círculo pediu dois dias para decidir sobre a libertação ou prisão preventiva do ex. governante, João Bernardo Vieira.

Em declarações â imprensa depois da audição do seu constituinte, Carlos Pinto Pereira informou que o Juiz desembargador que ouviu João Bernardo Vieira disse que “não podia decidir imediatamente” sobre o processo.

Pinto Pereira disse ainda que o pedido da libertação feito pela defesa do João Bernardo Vieira não foi objecto de análise nesta sessão de audição do ex- governante.

A audição do ex-Secretário de Estado dos Transportes decorreu na sequência de  um  requerimento da Procuradoria-Geral da República ao Tribunal de Circulo pedindo que este órgão judicial decretasse Prisão Preventiva contra o suspeito.

De acordo com uma fonte judiciária ouvida pela ANG, João Bernardo Vieira é suspeito de crimes de “administração danosa, peculato e corrupção passiva”, por alegadas irregularidades na celebração do contrato com a companhia aérea portuguesa “Euro Atlantic” e na gestão de fundos que a Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações recebera da parte dos departamentos públicos sob  sua tutela.

João Bernardo Vieira, dirigente e porta-voz do maior partido do país, PAIGC, foi Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações dos demitidos governos de Domingos Simões Pereira e Carlos Coreia. 

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário