sexta-feira, 2 de junho de 2017

Cooperação



Embaixador da China destaca importância da agricultura para desenvolvimento da Guiné-Bissau

Bissau, 02 Jun. 17 (ANG) – O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular da China para a Guiné-Bissau, Jin Hongjun reiterou hoje que o seu país elegeu  a agricultura como  uma das principais áreas de cooperação bilateral com a Guiné-Bissau.

Jin Hongjun fez esta declaração após uma  visita ao jornal estatal “Nô Pintcha”, no quadro da sua visita aos órgãos da comunicação social do país para melhor se inteirar das condições de funcionamento nas diferentes instituições do sector.

O embaixador chinês mencionou o projecto agrícola do Presidente da República denominado “Mon na Lama” e disse que aquele programa é de grande importância para a resolução do problema da alimentação no país.

“Estamos dispostos a cooperar com as autoridades guineenses no sector da agricultura que para nós é o mais importante dentre os três ramos do desenvolvimento da Guiné-Bissau, e depois se segue a indústria e as outras áreas”, afirmou.

Jin Hongjun prometeu trazer mais apoios em equipamentos agrícolas e mais sementes de arroz para o país.

“Temos uma equipa de especialistas agrícolas que estão a trabalhar em Bafatá, Oio e Gabú e estão a ter grandes sucessos naquelas zonas” explicou.

Aquele responsável contou que os técnicos chineses conseguiram, através de estudos bem-feitos, inventar um semente excelente para o solo guineense, denominado (Sabi 12)”.
O diplomata chinês também afirmou que a equipa de técnicos chineses conseguiu triplicar a produção nacional de arroz.

O embaixador da China já visitou outros órgãos de comunicação, nomeadamente, a televisão nacional, a rádio nacional e os jornais Ultima Hora e O Democrata.
ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário