sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Justiça/PAIGC considera “estranha” nomeação de Bacari Biai para Diretor Nacional da Interpol

Bissau, 08 Jan 21 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), considerou “estranha” a nomeação de Bacari Biai, ex-Procurador Geral da República  para as funções de Diretor Nacional da Interpol.

 Em comunicado, o PAIGC refere que, enquanto Procurador Geral da República, Bacari Biai violou visceralmente e recorrentemente as normas jurídicas nacionais e internacionais, no capitulo de direitos fundamentais, nomeadamente o direito e liberdades de associação e manifestação.

Neste particular, segundo o comunicado do PAIGC, o ex-titular do Ministério Público produziu um despacho, de forma intencional, visando impedir marchas dos partidos e movimentos cívicos nas horas normais de expediente, violando um dos direitos civis mais elementares da Democracia.

Bacari Biai substitui Melâncio Coreia exonerado na sequência da emissão de um mandado de captura internacional  contra o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, que entretanto foi indeferido pela Secretária-geral da Interpol alegadamente por falta de observância dos requisitos recomendados para o efeito.

O PAIGC disse estar convicto de que “as constantes ilegalidades do Procurador-Geral da República em colaboração com o ministro da Justiça do governo ilegal, Fernando Mendonça, irão sistematicamente esbarrar nos pilares da justiça e nos fundamentos do Estado de Direito Democrático”.
ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário