quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

         Inacep/Os trabalhadores  iniciam  quinta-feira uma greve de 15 dias

Bissau, 06 Jan 21(ANG) – O Sindicato de Base dos trabalhadores da Imprensa Nacional(Inacep), empresa gráfica pública, convocou uma greve de 15 dias com início a partir de quinta-feira.

Em conferência de imprensa, o presidente do sindicato da INACEP, Walter Mendonça  disse que em causa estão os seis meses de salários em atraso, pagamento da segurança social, controlo das receitas internas e melhoria de condições de trabalho.

Referiu  que além dos seis meses  do ano findo, a empresa tinha uma dívida de 93 meses com os funcionários referente aos anos anteriores até 2019.

Mendonça acusa a atual direção de contrair empréstimos no valor de mais de 100 milhões de francos para pagamentos de salários aos funcionários da INACEP, além de recrutar 39 novos trabalhadores,,  que  fez aumentar  de 18 milhões para 28 milhões de francos CFA a massa salarial líquida da empresa.

Afirmou que, atual direcção em dez meses de mandato nunca conseguiu pagar salários com a receita interna.

Mendonça acusou ainda  o DG, Bamba Banjai de ter vendido todas as máquinas para sucata que estavam no armazém como relíquia  de museu e que   contratou   um mecânico de nome Selo Baldé  para empresa com salário mensal  de 500 mil francos cfa, mas que os carros da empresa estão nas oficinas e o contratado não faz nada.

“Assinarmos um Memorando de Entendimento com empresário e coordenador do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, Braima Camará  e este  prometeu que vai pagar três  meses de salários em atraso e  disponibilizar 15 milhões para  aquisição de matéria-prima . Ainda exigiu que todas as receitas da empresa sejam depositadas no banco,” disse.

Em relação aos  15 milhões para  aquisição da matéria-prima, Mendonça disse que motivou a deslocação do Diretor-geral à Dacar juntamente com a sua equipa, onde se comprou  matérias-primas mas disse foram apresentados   facturas duvidosa  no  valor de oito milhões de francos cfa.

“Sobre os restantes sete milhões ninguém sabe do seu paradeiro, e pede-se dois milhões de fcfa para pagar o custo de transporte das matérias-primas adquiridas em Dacar.

Walter Mendonça disse que como funcionário e presidente do Sindicato trabalha num lugar chave da empresa, onde todos os documentos  e movimentações entram, frisando que, durante o mandato da atual direcção a empresa já facturou com a produção de alvarás do Ministério de Comércio 19 milhões de fcfa, com a Agricultura confecionou
300 livros, com a Educação três mil livros, com a ONG Tininguena com duas tiragens num total de 400  exemplares de livros, entre outros.

“Ainda, durante o mandato de Bamba Banjai entrou na empresa 600 fichas ( folhas de contratos ) de Abril à Dezembro do ano 2020 com diferentes preços,” revelou  sem indicar o montante que essas encomendas renderam a empresa.

Aquele sindicalista disse  que o Director-geral prometeu que vai reconsiderar a sua posição e vai anular todas as nomeações e efetivações feitas durante o seu mandato.

Segundo Walter Mendonça, a INACEP conta atualmente conta com mais de 150 funcionários ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário