terça-feira, 18 de março de 2014

Micro-finanças

CADESPC forma agentes em áreas de plano de desenvolvimento e gestão de risco operacional


Bissau, 18 Mar. 14 (ANG) – A acção de formação nos domínios do Plano de Desenvolvimento e Gestão de Risco Operacional destinado aos técnicos da Estrutura Ministerial de Supervisão do Sector de Micro Finanças, iniciou dia 17 em Bissau.

Organizada pela Célula de Apoio ao Desenvolvimento da Economia Solidária, Poupança e Crédito (CADESPC), o evento se enquadra no cumprimento do seu programa de actividade para o ano em curso e visa reforçar as capacidades dos seus agentes para melhor responderem as exigências, sobretudo, na supervisão dos Sistemas Financeiros Descentralizados (SFD).

De acordo com a coordenadora da CADESPC, Mussubé Canté, a supervisão é feita através de controlo sobre peças, ou seja, na base de dados e informações fornecidas pelos SFD e ainda controlos no terreno, isto é, no local da instalação do SDF, garantindo assim a máxima protecção dos seus depositantes e segurança jurídica ao sector.

Na sessão de abertura, o Secretário de Estado do Tesouro garantiu que o sector da micro finanças possui uma importância capital na dinamização da economia nacional, pois é através desta que as populações com acesso “vedado” ao sistema financeiro clássico conseguem o micro-crédito, possibilitando-as a praticar actividades geradoras de rendimento e, assim, combater a pobreza.

Luís Braima Soares Cassamá lamentou o facto de no país o sector estar a deparar com grandes dificuldades, em termos de organização e funcionamento e também devido a elevada taxa de créditos mal parados e diminuição de depósitos/poupanças.

Mas a frente manifestou a sua convicção de que, apesar deste quadro “sombrio”, o Micro finanças constitui um instrumento poderoso de combate a pobreza, por isso estão empenhados em contribuir para que a situação seja ultrapassada.

Para tal, segundo o SET, são necessários acções de sensibilização das autoridades para aprovação do plano director para emergência de um sector financeiro inclusivo e mobilização de fundos para refinanciamento do micro finanças, implementação de acções de formação contínua ao seus agentes e implicar o SFD e beneficiários na busca de soluções para sanear o sector.

Por sua vez, a Directora da Agência principal do BCEAO, Felicidade Abelha reafirmou o apoio da sua instituição ao sector da micro finanças e de continuar a trabalhar para o desenvolvimento harmonioso do sistema financeiro da UNIÃO.

“Esperemos que os técnicos vão sair mais reforçados com conhecimentos para cumprirem suas tarefas, contribuindo assim na evolução do sector de micro finanças de maneira a que possa desempenhar um papel activo no quadro dos objectivos de desenvolvimento do sector produtivo”, acrescentaria ainda Mussubé Canté.

Financiado pelo “LUX DEV”, projecto “AFR/017”, através do BCEAO, a acção de formação que congrega cerca de duas dezenas de participantes, termina no próximo dia 28.


ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário