quinta-feira, 13 de março de 2014

Internet nas Escolas

Internet

PM inaugura utilização das TICs nas escolas públicas

Bissau, 14 Mar 14 (ANG)- O Primeiro-ministro presidiu  quinta-feira a abertura de um centro Multifuncional no Liceu Nacional Kwame Nkruma, em Bissau, equipado com 21 computadores ligados à Internet.

Na ocasião, Rui Duarte Barros referiu que o centro vai melhorar não só a performance dos alunos, assim como dos professores, no que se refere a preparação dos conteúdos a leccionar.

O chefe de executivo de transição assegurou ainda que o “plano” visa  atingir à todo o território nacional não tendo, apenas, os alunos como o alvo, mas também  a população.

 Na sua intervenção no acto, o Ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos que, interinamente substitui o titular da pasta dos Transportes e Comunicações, realçou a importância do projecto que está a ser implementada pela Alta Autoridade Reguladora Nacional das Comunicações(ARN), nas escolas públicas.

Santou acrescentou que não se pode pensar em progresso dos povos sem que se coloque a dimensão das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) nas políticas de desenvolvimento nacional.

 Nicolau dos Santos disse esperar que o projecto crie uma base para que a utilização da internet seja uma realidade em todo o país, por ser a  “ferramenta vital de aprendizagem”.

Visivelmente satisfeito, o titular da pasta da Educação, Alfredo Gomes, realçou que “ o alfabetismo está ligado ao conhecimento das Tecnologias de informação e Comunicação.
Gomes pediu que as mesmas cheguem às populações, porque, segundo ele, a “educação começa em casa”.

Ouvidos pelo repórter da ANG, os alunos Silvestre Djú e Fatumata Baldé, ambos da 10ª classe desse liceu, realçaram a importância do projecto nomeadamente, no que tange a pesquisa dos conteúdos ligados ao curriculum escolar, e pediram que o mesmo se estenda à todas escolas do país.

Dez escolas de Bissau e o Liceu Regional “Siaka Turé” de Buba já beneficiaram de um centro  multifuncional idêntico.

O projecto de criação de centros multifuncionais está a ser implementado pela ARN, no quadro da política de promoção das TICs, financiada  pelo Fundo de Acesso Universal às Tecnologias de Informação e Comunicações. ANG/QC/SG





Sem comentários:

Enviar um comentário