quarta-feira, 5 de março de 2014

Crianças de Bafatá reivindicam seus direitos no desfile do Carnaval Infantil

Bissau, 05 Mar 14 (ANG) – As crianças da região de Bafatá, exigiram o respeito pelos seus direitos, durante o desfile do Carnaval Infantil realizado no último fim-de-semana naquela vila, organizado pela Plan Guiné-Bissau.

No certame desfilaram oito grupos, nomeadamente, Gâ-tamba, Escola de Paté Seidi do sector de Cossé, SOS Talibé, Uracande de Xitole, Escola Missão Batista de Bafatá, Gã Mamadú, Galugada e Fundação Ninho da Criança de Bissau.

Durante o desfile Todos os grupos exibiram danças e entoaram cânticos e poesias com temas ligados ao cumprimento dos seus direitos.

Os maus tratos de que são vitimas as crianças, violação e abusos sexuais, trabalho infantil, casamento precoce, importância do registo dos menores, direito à saúde, foram entre outros temas reclamados pelas crianças de Bafatá.

Na sua intervenção, o Representante interino da Plan Guiné-Bissau, Christian Gangbo disse que a participação das crianças no desfile é uma oportunidade para falarem dos aspectos que tocam com suas vidas.

“A Plan Guiné-Bissau como uma organização de desenvolvimento, centrado na criança, defende a participação infantil e já tem provas de que, o envolvimento das crianças nas decisões que afectam as suas vidas, é fundamental para a promoção e respeito dos seus direitos, assim como para o desenvolvimento das suas capacidades”, explicou.

Declarou que, é através da participação que as crianças assumem o maior protagonismo no exercício dos seus próprios direitos.

Christian Gangbo, afirmou que, as crianças podem desempenhar um papel importante na promoção da diversidade cultural e no combate as práticas nefastas através de sensibilização dos seus colegas e adultos nas respectivas comunidades.

“As apresentações que acabamos de assistir, demonstram a capacidade das crianças na disseminação de mensagens positivas, quando lhes são dadas oportunidade”, indicou aquele responsável do Plan Guiné-Bissau.

A 8ª Edição do Carnaval Infantil de Bafatá, sob o lema “ Crianças na Promoção da Diversidade Cultural”, foi presidida pela Primeira-dama, Isolina Nhamadjo.

ANG/ÂC

  


Sem comentários:

Enviar um comentário