sexta-feira, 14 de março de 2014

CPLP/ Cooperação bilateral


Fundos europeus contra pobreza

Bissau, 14 Mar. 2014 (ANG) - Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, Timor-Leste (PALOP-TL) e a União Europeia assinaram quinta-feira,13, em Luanda, um acordo global sobre a estrutura final do Programa Indicativo de Cooperação bilateral para os próximos seis anos.
A assinatura do documento teve lugar durante a décima Reunião de Ordenadores Nacionais do Programa de Cooperação PALOP e Timor-Leste e a União Europeia.
No encerramento do encontro, o ministro angolano do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Job Graça, defendeu a necessidade de maior aplicação dos fundos da União Europeia para a redução das taxas de pobreza nos  PALOP e Timor-Leste.

O ministro reconheceu que os fundos têm contribuído para o processo de desenvolvimento. Job Graça defendeu a aplicação dos fundos em programas  da Educação, desminagem, geração de emprego e capacitação institucional com vista a uma melhor governação.


O director-geral da Ajuda Europeia e da Comissão Europeia, Frutuoso de Melo, em nome do presidente da Comissão da União Europeia, José Manuel Durão Barroso, reiterou o seu interesse e apoio incondicional a esta cooperação.


“Depois de tantos anos desde o estabelecimento das relações de cooperação com os PALOP e Timor-Leste, a Comissão Europeia e o seu presidente conservam hoje o mesmo entusiasmo quanto às perspectivas de futuro de cada um dos países”, disse.


O responsável lembrou que a cooperação PALOP e Timor-Leste com a Comissão Europeia visa reforçar o respeito dos valores da democracia, realçando que a União Europeia continua a ser um parceiro empenhado e solidário.


O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique e ordenador nacional do Fundo Europeu de Desenvolvimento daquele país, disse que o encontro de Luanda concluiu o diálogo iniciado em 2012 com a União Europeia sobre o quadro das relações de cooperação.


O vice-ministro moçambicano explicou que o tradicional espírito de solidariedade e consenso nos momentos cruciais da cooperação vai inspirar os parceiros na busca de respostas mais apropriadas ao décimo primeiro Fundo Europeu de Desenvolvimento. (Jornal de Angola)



Sem comentários:

Enviar um comentário