terça-feira, 11 de março de 2014

Forças Armadas

Ramos Horta “aconselha” STJ a não impedir candidatura de JOMAV

Bissau, 11 Março 014 (ANG) - O Representante Especial do Secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, aconselhou o Supremo Tribunal da Justiça (STJ), a não inviabilizar a pretensão do candidato do PAIGC, em concorrer as presidenciais de 13 de Abril.

José Ramos Horta que falava Segunda-feira durante a oferta de fardamentos militar da parte do Escritório da UNIOGBIS no país, disse que, apesar da solicitação da impugnação da candidatura de José Mário Vaz por parte do Ministério Publico, o processo ainda não conheceu sentença final do Tribunal.

“Se o cidadão José Mário Vaz é suspeito de um ou outro processo que ainda não têm um veredicto final do Tribunal em termos da sentença, acho que ele pode gozar o seu pleno direito de exercício político no país”, precisou José Ramos Horta.

Acrescentou no entanto que tudo dependerá da decisão do STJ, na qualidade de “órgão soberano na tomada das suas decisões jurídicas”.

O lote de fardas doado pelo Reino de Marrocos as Forças Armadas da Guiné-Bissau foi em resposta as diligencias efectuadas por Ramos-Horta depois de constatar as dificuldades dos militares guineenses na aquisição de fardamentos.

No acto da entrega, o Embaixador do Reino de Marrocos na Guiné-Bissau destacou a amizade que une os dois países dos primórdios da independência guineense. “depois disso, a nossa cooperação conheceu um bom ritmo e dinamismo”, sublinhou Sem Taleb Barrada.

Para ilustrar o sucesso da cooperação entre as duas nações lembrou que mais de 400 guineenses estudam actualmente em vários estabelecimentos do ensino público e privados do seu país.

Disse que nos finais do ano 90 a 2000 a cooperação entre os dois países foi diversificada para as áreas agrícolas, financiamento de furos de água na Região de Oio, na formação de agentes da segurança e a oferta de viaturas a Presidência da Republica e ao Governo, alem de formação dos agentes guineenses no domínio da aviação civil.

O lote de fardamento compreende 2000 camisas, 4000 calças, 2000 botas, 2000 boinas, 4000 camisolas, 2000 cintos de calças, 2000 cintos grandes e 4000 pares de meias.

Em relação a este assunto, Ramos Horta considerou a oferta de ocorrer “no momento certo”, pois, justificou, é necessário equipar Forças Armadas para poderem responder positivamente a Reforma no sector da Defesa e Segurança, que na sua visão deve dignificar os que irão para a reserva.

ANG/ AI/JAM

  


Sem comentários:

Enviar um comentário