terça-feira, 18 de março de 2014

Parceria


Confederação Empresarial da CPLP assina acordo com Câmara de Bissau e empresários

Bissau, 18 Mar. 14 (ANG)  – O presidente da Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP),Francisco Viana,  rubricou neste sábado um acordo com empresários e com a Câmara de Bissau para desenvolver iniciativas de negócio na Guiné-Bissau.

O documento assinado no edifício da autarquia da capital, entre o presidente da edilidade, Artur Sanhá, e Francisco Viana, visa a criação de um Centro Internacional de Negócios, a construção de um matadouro e um terminal rodoviário em Bissau.  

De acordo com Francisco Viana, a ideia é envolver a CE-CPLP no desenvolvimento de novos pólos de negócio na Guiné-Bissau através da promoção do empresariado local.

Para isso, sublinhou, será preciso desenvolver infra-estruturas, mas também a mudar a mentalidade dos empresários da Guiné-Bissau "para que possam competir" com os homens de negócios dos países da sub-região africana.

"Com o Centro Internacional de Negócios vamos poder atrair investidores internacionais e apoiar os empresários guineenses", declarou Francisco Viana, apontando a abertura de uma escola de negócio como um dos objectivos do futuro centro.

A escola terá como principal prioridade a promoção do empreendedorismo jovem para que se possam criar micro, pequenas e médias empresas no país, acrescentou.

Para este responsável, a CE-CPLP quer ajudar a promover "a independência económica" dos países lusófonos, sobretudo os africanos.

O presidente da Câmara de Bissau, Artur Sanhá saudou a iniciativa e afirmou que a autarquia está aberta para promover parcerias público-privadas no sentido de rentabilizar os espaços municipais.

Não foram revelados os valores que estarão envolvidos nos projectos acordados que devem arrancar dentro de nove meses. (Angop).



Sem comentários:

Enviar um comentário