terça-feira, 25 de março de 2014

Eleições Gerais 2014

Assinada directiva genérica que regula conduta do jornalista no processo

Bissau, 25 Março 14 (ANG) – Os órgãos de Comunicação Social rubricaram hoje uma directiva genérica que estabelece um conjunto de princípios e normas ético-profissionais que orientam a cobertura jornalística do processo eleitoral.

O documento emanada pelo Conselho Nacional da Comunicação Social (CNCS) se aplica a todos os órgãos, quer público, privado e comunitário, nomeadamente rádios e televisão, assim como jornalistas, animadores e colaboradores.

A directiva estabelece que na cobertura eleitoral, os médias e jornalistas devem evitar publicar ou emitir opiniões sobre qualquer assunto susceptível de promover ou incitar ao ódio ou preconceito.

Devem igualmente evitar promover ou causar a desordem pública ou de ponham em causa a paz, segurança e tranquilidade., assim como não ridicularizar, estigmatizar ou discriminar os concorrentes ou seus apoiantes com base na religião, género, raça, etnicidade, classe, língua, orientação política e deficiência física e moral.

Eles devem “manter-se independentes e livres de qualquer controle da sua linha editorial” e denunciar os actos que traduzem em atentado ao livre exercício da liberdade de imprensa.

Outrossim, no exercício das suas actividades de cobertura do processo, os jornalistas e médias estão vinculados relatar os factos de forma verídica, compreensiva, equilibrada e justa, bem como servir como fórum de difusão de ideias, debates e opiniões dos intervenientes no processo na base do equilíbrio.

Entre outros, os médias devem abster-se de usar seus espaços de publicidade comercial para fins de propaganda político eleitoral e de divulgar ou interpretar os resultados do sufrágio que não sejam emanados da Comissão Nacional de Eleições.

O documento foi assinado pelos Presidentes da CNE, Augusto Mendes do CNCS, Ladislau Embassa, do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS), Mamadú Candé e pelo Secretário Executivo da casa da imprensa, Domingos Meta Camará.


ANG/JAM      

Sem comentários:

Enviar um comentário