sexta-feira, 14 de março de 2014

Campanha de caju



Agência de caju capacita actores do sector em matéria de boas práticas

Bissau, 14 Mar 14 (ANG) – O Presidente da Agência Nacional de Caju da Guiné-Bissau (ANCA-GB), Henrique Mendes afirmou hoje que os actores da cadeia de caju vão ser capacitados em matéria de boas práticas.

A acção, segundo Henrique Mendes, representa uma das inovações da próxima campanha de caju.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias, disse que, na referida formação que terá lugar de 24 à 30 do corrente mês, serão tratadas as técnicas de secagem, ensacamentos, armazenamentos da castanha, formas de arrumação dos sacos entre outros.

“Vamos ainda capacitar os nossos técnicos na avaliação da qualidade e características da nossa castanha de caju. Temos ainda um outro molde que denominamos de técnicas comerciais de negociações ou seja capacitar e orientar os operadores económicos na organização dos dossiers junto aos bancos, e acompanhamento da evolução dos preços no mercado mundial”, frisou.

As questões ligadas à logística, aprovisionamento dos contentores, tratamento das matérias-primas serão outras acções a serem tratadas nessa formação.

Aquele responsável disse que, para o presente ano, a ANCA-GB, em colaboração com a recém criada Comissão Paritária para a Gestão do Fundo de Comercialização do Cajú (FUNPI), prepara um conjunto de medidas e propostas imediatas que serão implementadas na campanha.

Referindo-se a coincidência de realização das campanhas de comercialização do caju e das eleições gerais, Mendes sublinhou que o caju, enquanto principal actividade económica das populações, deve merecer maior cuidado por parte do Governo, antes das campanhas políticas.

“Por causa disso, as autoridades têm responsabilidades de criar condições para que a campanha de caju de 2014 decorra sem grandes perturbações”, disse.
Henrique Mendes está convicto de que a campanha eleitoral não irá perturbar a de comercialização de caju.

“Mesmo no dia da votação, quem se dedica ao trabalho de caju, pode ir votar e depois voltar ao seu trabalho normalmente”, disse.

Instado a confirmar se o Governo irá fixar ou não o preço indicativo para a próxima campanha de caju, Henrique Mendes limitou-se a dizer que o referido assunto vai fazer parte das propostas que irão ser submetas à próxima plenária do Conselho de Ministros.


ANG/ÂC/SG  

Sem comentários:

Enviar um comentário