domingo, 23 de março de 2014

Leçislativas 2014/PRS



PRS perspectiva pacto de regime e reformas profundas se vencer as legislativas

Bissau, 23 Mar. 14 (ANG) – A assinatura de um pacto de regime, implementação de reformas profundas, reforço do estado de direito e das instituições da república são alguns dos desafios impostos a si pelo Partido da Renovação Social (PRS) se for eleito a 13 de Abril próximo.

O anúncio foi feito sábado em Bafatá, pelo Secretário-geral do partido no comício popular que assinalou o pontapé de saída da campanha eleitoral com vista as eleições gerais do próximo mês, durante o qual defendeu ainda a necessidade de assegurar um quando macroeconómico estável e estimulante.

Segundo Florentino Mendes Pereira, a assinatura do referido pacto irá garantir a paz e estabilidade, promover a unidade nacional e institucionalizar o diálogo entre os diferentes actores da vida nacional.

No capítulo das reformas almejadas pelo PRS, o Secretário-geral destacou a reorganização da administração pública e do sector da defesa e segurança entre outros.

No capitulo das infra-estruturas, prometeu a construção de estradas, sobretudo, com acesso as linhas fronteiriças e as de Bissau, resolver a questão energética e assegurar o abastecimento de agua potável as populações nos próximos 5 anos caso vencer.

A cidade de Bissau, segundo os dados avançados por Florentino Mendes Pereira, necessita apenas da produção de 30 mega watts para assegurar o fornecimento regular da luz eléctrica, quantia que, “infelizmente 40 anos depois”, o país ainda não é capaz de garantir. 

“Essa quantidade é muito pequena se comparado, por exemplo, com a que é gasta por uma simples empresa no Senegal e que chega a superar uma centena de mega watts”, comparou o SG do PRS.

No que toca ao quadro macro económico, Florentino Mendes pereira traçou um quadro negativo da situação que caracterizou de muito preocupante, comparativamente a realidade do conjunto dos países União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA).

“Como país que beneficiou da iniciativa IPIC precisamos fazer mais”, estimou lembrando que a massa salarial do atrasado interno não deve continuar a ser acumulado e acrescentou que até 2012 ela se situava em mais de 3 biliões de Francos CFA, enquanto no período antecedente, era um pouco mais de 1 bilião.

Salientou que este quadro, sobretudo no aspecto que se relaciona com as finanças públicas não está correcto, tanto assim que o seu partido elegeu-o como um dos desafios a vencer, ou seja, promover uma inversão desta realidade, assim que assumir as rédeas da governação depois de 13 de Abril.

Referiu que só com o desenvolvimento do sistema financeiro é que se pode estimular a economia, através de financiamento do empresariado nacional, que segundo denunciou, se encontra totalmente descapitalizado depois da guerra de 7 de Junho.

“A divida interna ainda esta por pagar”, precisou Florentino Mendes Pereira que voltou a repisar na necessidade de criação de ambiente favorável ao investimento de capitais estrangeiras.

No sector produtivo disse que o partido aposta na modernização da agricultura, pois o país possui potencial para deixar de depender do estrangeiro para abastecer em termos de consumo destes produtos. Criação de pequenas fabricas e de emprego para jovens e mulheres constam do rol das promessas deixadas pelo SG do PRS.

No sector social apontou a necessidade de desenvolvimento do sector da educação e melhorias da situação sanitária que na sua óptica, passa pela criação de novas infra-estruturas.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário