sexta-feira, 21 de março de 2014

Eleições gerais


Candidatos assinam código de conduta eleitoral  

Bissau, 21 Mar 14 (ANG) - Vários partidos e candidatos concorrentes às eleições gerais de 13 de Abril  rubricaram quinta-feira no Parlamento guineense um código de conduta e ética eleitoral proposto por organizações da sociedade civil.

Perante os representantes da comunidade internacional e líderes religiosos, sete dos 13 candidatos às eleições presidenciais assinaram o documento, comprometendo-se, entre outros, a respeitar os resultados e a desenvolver uma campanha sem violência.

Rubricaram o documento os candidatos Sory Djaló, Mário Vaz, Paulo Gomes, Cirilo de Oliveira, Jorge Malú, Luis Nancassa e Nuno Nabian. 

A organização disse desconhecer os motivos da ausência dos restantes candidatos, mas admite que alguns poderão ainda vir a assinar o documento.

Dos 15 partidos concorrentes, apenas quatro rubricaram hoje o código de conduta eleitoral, nomeadamente, PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné
e Cabo Verde), PCD (Partido da Convergência Democrática), PSGB (Partido Socialista da Guiné-Bissau) e União para a Mudança (UM).

O documento pede também aos candidatos e partidos para que se abstenham de proferir discursos que possam incitar ao ódio, à descriminarão racial e que sensibilizem os seus apoiantes no sentido de não destruírem os materiais de propaganda dos outros concorrentes.

As organizações da sociedade civil, vinculadas ao código eleitoral hoje assinado, comprometem-se igualmente a não tomar partido nas lutas eleitorais e ainda em monitorizar todo o processo.

O representante do secretário-geral das Nações Unidas, José Ramos-Horta e o chefe da missão permanente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa em Bissau, Carlos Moura, saudaram a iniciativa que ambos consideraram importante para o processo em curso. (Lusa)



Sem comentários:

Enviar um comentário