segunda-feira, 31 de março de 2014

Saúde Pública


Autoridades Sanitárias vão vigiar a Ébola nas zonas fronteiriças

Bissau, 31 Mar 14 (ANG) – A Direcção Geral de Prevenção e Promoção de Saúde em colaboração com os parceiros internacionais vai colocar em diferentes pontos de entrada à Guiné-Bissau equipas de alerta a fim de evitar a penetração da epidemia da ébola no país.

Segundo o titular desta direcção, Nicolau Almeida, a decisão resulta de um encontro mantido entre o governo, representantes das 11 regiões sanitárias do País e os parceiros internacionais, no qual os técnicos de saúde elaboraram um plano de levantamento das necessidades com o objectivo de proceder ao tratamento caso houver cidadãos infectados.

De acordo com este técnico de saúde, a ébola é uma doença hemorrágica causada pelo vírus denominado “ébola”, cujo contágio pode ser por vias sanguíneas e contacto com pessoas infectadas, e as suas sintomas são, febres altas, dores no abdómen, vómitos e diarreias constantes com possíveis vestígios de sangue.

Segundo Nicolau Almeida, o índice da letalidade desta doença oscila-se entre 50% e 90% o que implica que o seu tratamento é sintomático, isto é em caso da temperatura alta, a única possibilidade é de baixar a febre e em caso do vómito e diarreia a possibilidade é de fazer-se a hidratação, o que significa que ainda não existe remédio específico para o combate deste flagelo.

Em relação ao encontro mantido quinta-feira com os jornalistas, disse que o Primeiro-ministro, Rui Duarte de Barros apelou a colaboração dos órgãos da comunicação social no sentido de divulgar as mensagens sobre os métodos de prevenção da ébola.

Por outro lado, apela para que tal processo de divulgação das mensagens seja traduzido com a máxima responsabilidade sob pena de criar mais pânico no seio da sociedade guineense.
De salientar que já foram diagnosticados na vizinha república da Guiné Conakry mais de 100 casos da ébola dentre esses casos já foram registados 79 mortos.


ANG/BI /SG

Sem comentários:

Enviar um comentário