domingo, 2 de março de 2014

Exclusivo/PAIGC

PAIGC escolhe JOMAV para concorrer as presidencias

Bissau, 02 Mar. 14 (ANG) - Jose Mario Vaz, conhecido sob alcunha de (JOMAV) foi a figura escolhida hoje pelos 351 membros do Comite Central do PAIGC para concorrer a eleicao  presidencil de 13 de Abril proximo.

O Antigo Ministro das Financas do governo de Carlos Gomes Junior, entretanto derrubado pelos militares, recolheu 208 votos, ou seja, 75 por cento dos votos contra os 109, correspondentes a 21 % do seu adversario directo, o actual ministro das pescas, Mario Lopes da Rosa (MARUCAS).

A vitoria de JOMAV foi confirmada depois de uma segunda volta que ditou o desafio a dois destes finalistas numa lista de pelo menos 10 pretendentes ao apoio do partido libertador, dentre os quais, o ex primeiro ministro e vencedor da primeira volta de eleicoes de 2012, entretanto enterrompidas pela forca das armas.

Termina assim a incerteza e especulacao que vinham ganhando lugar no seio do maior partido da Guine Bissau, sobre a figura que iria apresentar para concorrer a sucessao da cadeira presidencial, que transitoriamente he preenchido por Serifo Nhamdjo.

Jose Mario Vaz ficou registado nos anais da historia da Guine Bissau como o Ministro das Financas que implementou rigorosas medidas de saneamento das financas publicas e que viriam a culminar com a perdao da divida total do pais, avaliado em perto de 1 biliao de dolares, pelo clube de paris.

A reuniao do Comite Central do PAIGC decorreu nos dias 1 e 2 de Marco do ano em curso em Bissau.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário