quinta-feira, 13 de março de 2014

Ensino

Inaugurada nova Escola Nacional de Surdos e Mudos

Bissau, 13 Mar 14 (ANG) – A nova Escola para Surdos e Mudos da Guiné-Bissau foi ontem inaugurada em Bissau pelo Encarregado dos Negócios da Embaixada de Portugal no país e contou com o financiamento da Cooperação lusa num montante de 639 milhões de FCFA.

A nova infra-estrutura escolar construída pela empresa Belinca Lda., ocupa uma área total de 7.058 metros quadrados e está constituída de 16 Salas de aulas, uma Biblioteca, uma Sala de Informática, uma dos Professores, duas Casas de banho e igual número de turmas destinadas a Formação Profissional

A Escola, com capacidade de albergar 400 alunos, contempla ainda um salão polivalente, um refeitório, uma sala de cozinha, um Jardim Infantil com 4 Salas, um armazém, seis dormitórios, dois balneários e uma lavandaria.  

No acto da entrega, o Encarregado dos Negócios da Embaixada de Portugal em Bissau afirmou tratar-se de “grande privilégio para si” presidir a cerimónia que qualificou de “tão importante”.

Fernando Félix Fazendeiro adiantou que no presente ano lectivo, houve pouca aderência de alunos na antiga escola que funcionava nas instalações do Liceu “Salvador Allende”, contudo, manifestou-se convicto de que no próximo ano haverá mais alunos porque o novo edifício possui todas as condições necessárias.

Sublinhou que a nova obra vai albergar, dar possibilidade e melhores condições de ensino as crianças guineense com problema de deficiências auditivas, e além de contribuir na sua formação profissional.

O diplomata português prometeu prosseguir com apoios a Direcção da Escola, particularmente a todos os meninos com deficiências auditivos da Guiné-Bissau.

Para o director da Escola, a Associação de Surdos da Guiné-Bissau (AS-GB), que dirige e a grande beneficiária da nova instituição do ensino, é uma organização não governamental sem fins lucrativos com personalidade Jurídica e patrimonial, fundada em Abril de 2000 e legalizada cinco anos mais tarde.

Por sua vez, O padrinho da AS-GB, Braima Sanha revelou que, pela primeira vez na Guiné-Bissau, os deficientes auditivos, dispõem de uma Escola de “grande envergadura.

A escola fica situada na localidade de Ponta Gardete, arredores da capital.

ANG/ PFC






Sem comentários:

Enviar um comentário