quinta-feira, 23 de abril de 2015


CPLP

Presidente da Republica apela investimento dos empresários lusófonos na Guiné-Bissau

 
Bissau,23 Abr 15(ANG) - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, apelou  quarta-feira aos empresários dos países lusófonos a investirem no país “isto porque é seguro e aberto ao capital privado”.

O chefe de Estado guineense falava na abertura da reunião da Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa(CPLP) que  decorre em Bissau, organizada pela Câmara do Comercio, Industria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau.

O encontro decorre até quinta-feira e o Presidente guineense pretende que, no final da conferência, os empresários lusófonos possam escolher de forma objectiva as áreas concretas de investimentos na Guiné-Bissau.

José Mário Vaz reiterou que o país tem uma verdadeira estabilidade política e governativa, sublinhando ainda que a Guiné-Bissau prepara-se para receber apoios financeiros por parte da comunidade internacional.

 Por sua vez, o Presidente da Confederação Empresarial da CPLP, disse que os motores de crescimento defendidos pelo Governo guineense coincidem com a prioridade de investimento da organização.

 Salimo Abdula apontou os sectores das pescas, agricultura, turismo, industria bem como a exploração mineira como sendo as prioridades do investimento dos empresários lusófonos na Guiné-Bissau.

 O empresário moçambicano reconhece que o momento actual é de lançar as bases para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

 "Estamos a presenciar o lançar das pedras para o crescimento mais evidente e sustentável e que tem por base principal o desenvolvimento da economia, o que resulta por inerência na melhoria das condições da vida no país.

 Salimo Abdula sublinhou que os quatro motores principais de crescimento apresentados pelo governo guineense, vão ao encontro daquilo que são as prioridades estabelecidas pela Confederação Empresarial da CPLP-

A agricultura e a agro-indústria, as pescas e o turismo e ainda extracção mineira.

Nos últimos tempos temos estado a trabalhar para que se dê mais atenção a estes sectores, em especial ao sector do turismo e agricultura que muito podem fazer para o crescimento económico dos nossos países e projectar a nossa comunidade ao nível mundial", frisou.

 O Presidente da CECPLP disse que estes são quatro pontos fundamentais para a diversificação da economia guineense e do seu crescimento.

ANG/AC/SG 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário