segunda-feira, 13 de abril de 2015

PRS


Eleições autárquicas em debate na conferência internacional Democrata Centrista

Bissau,13 Abr 15 (ANG) – O Partido da Renovação Social(PRS) a segunda maior força política da Guiné-Bissau realiza a partir de hoje uma conferencia internacional sob  o lema “PRS no Mundo e a sua Contribuição para o Desenvolvimento Autárquico" .

O evento reúne a família da Internacional Centrista e conta com participações de delegações de países da CPLP nomeadamente do Partido Social Democrata de Portugal, da União para Independência Total de Angola (UNITA)  e do Movimento Para a Democracia de Cabo-Verde.

Na cerimónia da abertura, o secretário-geral do PRS, Florentino Mendes Pereira afirmou que esta formação política é fruto de uma gestação tremendamente difícil e dolorosa.

"O nosso partido surgiu  como fruto de uma convocatória da história política do país e para participar na honrosa e gratificante missão de edificar uma sociedade de direitos democráticos e, por isso, tem a consciência exacta do seu papel e da sua responsabilidade na arena política guineense", disse.

A par dessa consciência, de acordo com Mendes Pereira, encontra-se enraizada no PRS a missão da sua afirmação definitiva como partido de governo, o que passa necessariamente por mais e melhor saber fazer, isto é, por uma melhor organização e funcionamento das suas estruturas.

O secretário-geral do PRS disse que o país vive actualmente uma situação de verdadeira acalmia e estabilidade política, graças a um consenso geral dominante nas elites politica e que se consubstancia na prevalência dos interesses nacional em detrimento das cores partidárias.

 Mendes Pereira sublinhou que foi graças a esse clima de entendimento que o pais conseguiu recentemente um sucesso inesperado na Mesa Redonda realizada em Bruxelas e que ultrapassou todas as expectativas e fez com que a Guiné-Bissau regressasse ao concerto das nações.

Segundo ele, pretende-se com a Conferencia, não só melhorar a performance do partido em termos de  desempenho político organizacional, mas especificamente propor e debater ideias que permitem aprimoramento das suas parcerias políticas e do seu programa face as primeiras eleições autárquicas que se avizinha.

"Por isso, espero da parte dos dirigentes e quadros técnicos do partido, uma plataforma clara do entendimento relativamente a noção e a importância política da Internacional Democrata Centrista e das vantagens da filiação do PRS nessa organização de forma a adquirir mais experiência que servirão de base para nossa contribuição parlamentar na concepçäo de leis autárquicas", explicou Florentino Mendes Pereira.

A Conferência vai debater entre outros aspectos, o enquadramento jurídico do processo autárquico guineense, sua problemática, a experiencia autárquica de Portugal,  Angola e Cabo-Verde.


ANG/AC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário