segunda-feira, 20 de abril de 2015

Forças Armadas



MDN promete melhoria de condições de vida nas casernas

Bissau, 20 Abr 15 (ANG) – A ministra da Defesa Nacional da Guiné-Bissau defendeu a necessidade de melhoria de condições de vida nos quartéis, prometendo, para isso, acabar com as dificuldades com que as unidades militares enfrentam. 

O compromisso foi assumido por Cadi Seide no final dum périplo que efectuou aos quartéis de Gabu, Bafatá, Buba, Quebo e Bambadinca para conhecer de perto os problemas com que defrontam.

Cadi Seide disse ter recebido queixas sobre os baixos salários que auferem os oficiam subalternos, sargentos e soldados e admitiu que para que desempenhem as suas funções cabalmente os militares devem ser capazes de pagar a renda de casa, escola para os filhos e saúde com os seus salários. 

Interrogado se o Ministério da Defesa tem condições para atender as exigências da militares respondeu que não, informando que é por esta razão que se elaborou projectos concretos que foram apresentados aos parceiros na mesa redonda e que aguardam o desbloqueamento das verbas prometidas. 

 Por isso, esclareceu ter informado os militares sobre a necessidade de garantirem a estabilidade política e governativa no país, pois so havendo estas condições é que a comunidade internacional aceitará desbloquear a verba anunciada. 

Durante a visita aos quartéis de leste e sul do país a ministra disse ter deparado com o estado de degradação das infra-estruturas militares, a falta de equipamentos, dos recursos humanos, electricidade e água potável. 

Apesar destas dificuldades, reconheceu que nem tudo vai mal nos locais visitados, pois salientou que existe uma melhoria da dieta alimentar em todas as unidades e existência de um ambiente de camaradagem entre militares e policias e com a população, em geral. 

Referindo-se a reforma que se pretende implementar no sector da Defesa e Segurança, esclareceu que nos próximos cinco anos e ira atingir cerca de 2.300 elementos, segundo previsão do executivo.

No mesmo capitulo, a ministra referiu que no próximo recrutamento a efectuar, cuja data não precisou, quarenta por cento dos mancebos serão do sexo feminino, isso, defendeu, tendo em conta a questão do género no seio das forças armadas.

ANG/LPG/JAM




Sem comentários:

Enviar um comentário