sexta-feira, 10 de abril de 2015

Florestas


Governo proíbe corte de árvores

Bissau, 10 Abr 15 (ANG) - O governo guineense decidiu aplicar uma moratória de cinco anos para cortes de árvores para extracção de madeiras.

Segundo um comunicado do Conselho de Ministros divulgado quinta-feira a decisão de proibição de corte de madeira em toda a extensão do território nacional visa permitir o reflorestamento no país.

O Governo considera de "extrema gravidade" a situação das florestas do país e afirmou ainda que a exploração actual é "um autêntico atentado contra o equilíbrio ambiental" do território.

A população rural também é chamada a participar na observância da decisão do Governo, bem como na preservação do ecossistema.

Foi também ordenado às estruturas competentes do Estado para escoarem para Bissau toda a madeira já cortada, cerca de 140 mil "toros", que será confiscada e cujo destino será determinado numa sessão do Conselho de Ministros a ser convocada. A venda deverá ser efectuada em hasta pública. A madeira, segundo o executivo, foi cortada de maneira "ilegal" nos últimos dois anos.

O ministro da Comunicação Social, Agnelo Regalla, foi instruído pelo colectivo governamental no sentido de promover campanhas de sensibilização e informação sobre "a gravidade da situação prevalecente nas florestas" do país e dos esforços de conservação em curso.


ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário