quinta-feira, 9 de abril de 2015

Marinheiros abandonados


Governo disponibiliza mais de 1.5 milhões de CFA para retorno à casa

Bissau, 09 Abr 15 (ANG) - A Secretaria de Estados dos Transportes e Comunicações disponibilizou pouco mais de um milhão e meio de francos cfa para custear o regresso ao país dos cinco marinheiros guineenses abandonados há mais de dois anos na Guiné Equatorial pelo navio pesqueiro espanhol “SI GLOBAL”.

O anúncio foi feito hoje em conferência de imprensa pelo Secretário-geral da ONG “Amigos Irmãos dos Homens do Mar” (AIRHOMAR) que acrescentou que o dinheiro para aquisição de bilhetes de avião de Guiné Equatorial para Dakar foi transferido desde dia 02 do mês em curso.

 Januário José Biague esclareceu que 4 dos marítimos teriam manifestado a vontade de permanecer na Guiné-Equatorial, pelo menos, até final do mês, na esperança de verem suas dividas saldadas pelo armado que os deixou naquele pais da África central.

“Pelas informações que dispomos, o armador do navio infractor não é visto no seu escritório de trabalho e muito menos atende chamadas telefônicas”, explicou José Biague que exorta aos marinheiros a se optarem pelo regresso à “casa”.

 Biague disse que a sua organização irá desencadear uma operação diplomática junto do governo espanhol no sentido de conseguir o pagamento dos marinheiros guineenses abandonados, cuja divida, segundo revelou, rondam os 90 mil dólares.

Por outro lado, Januário Biague sugeriu que se criasse uma comissão de inquérito para identificar as anomalias existentes no sector das pescas, em particular, no processo de embarque dos marinheiros.

Apelou aos Marinheiros a se recusarem e, ao mesmo tempo, denunciar embarques clandestinos que ocorrem à margem de procedimentos legais de embarcações.

 “Só denunciando é que o governo poderá tomar medidas para pôr cobro a estas situações”, disse.

Januário Biague aproveitou essa ocasião para agradecer ao médico pediátrico guineense, Augusto Gomes Baldé, pela assistência que tem prestado aos cinco marinheiros retidos na Guiné-Equatorial.


ANG/LPG/JAM/SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário