quarta-feira, 1 de abril de 2015

Nigéria



General Buhari volta à presidência da república

Bissau, 01 Abr 15(ANG)- Os nigerianos festejam a vitória do candidato da oposição e ex-ditador Muhammadu Buhari à presidência da Nigéria. 

De acordo com resultados oficiais confirmados na manhã desta quarta-feira (1), Buhari, de 72 anos, elegeu-se com 53,9% dos votos, contra 45% do atual presidente, Goodluck Jonathan. 

Muçulmano, nascido no norte na Nigéria, o presidente eleito fez campanha defendendo a democracia e determinado a pôr um fim à corrupção e às atrocidades praticadas pelos extremistas do Boko Haram.

Muhammadu Buhari conquistou uma ampla vitória, com 2,5 milhões de votos a mais que o adversário. Em seu primeiro pronunciamento como presidente eleito, ele saudou as qualidades de "homem de Estado" de Goodluck Jonathan e o fato de o rival ter reconhecido a derrota.

 A Nigéria tem um histórico de distúrbios pós-eleitorais e, numa atitude sem precedente, Jonathan publicou um comunicado na noite de terça-feira (31) pedindo calma aos seus simpatizantes e que eles aceitassem a vitória de Buhari.

O presidente eleito concorreu pelo partido Congresso de Todos os Progressistas (APC). Buhari já dirigiu o país, mas como ditador, à frente de uma junta militar, entre 1983 e 1985. Buhari conta com a simpatia da imprensa e é visto como um homem com uma autoridade natural, capaz de combater as enormes desigualdades na primeira economia da África.

A eleição de Buhari representa uma grande esperança, principalmente no norte da Nigéria. Nos últimos anos, os habitantes da região se sentiram marginalizados durante o governo Jonathan, principalmente por causa da ação do Boko Haram. Eles esperam que com sua experiência como general, o presidente eleito vá acabar com as atrocidades cometidas há seis anos pelos extremistas islâmicos. A insurreição já deixou mais de 13 mil mortos no norte de Nigéria.

Os partidários de Buhari também têm grandes expectativas com a resolução da falta crônica de energia elétrica em várias áreas do país e com a construção de novas escolas e hospitais.

Muhammadu Buhari toma posse em Maio, marcando a primeira alternância democrática no país mais populoso da África e primeira economia do continente. Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Buhari diz que a Nigéria entrou para o grupo de nações que realizou uma votação livre e honesta, um fato histórico, segundo ele.

A União Europeia “felicitou calorosamente” a vitória de Buhari. O presidente francês, François Hollande, “saudou a determinação do povo nigeriano” e o “sentimento de responsabilidade do atual presidente, que reconheceu sua derrota”.

ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário